Covid-19: 188 crianças são vacinadas nos dois primeiros dias de campanha em Mossoró

A vacinação contra a covid-19 em crianças começou no sábado (15), em Mossoró. Ao todo, 188 crianças com comorbidades e deficiências foram vacinadas no primeiro fim de semana de vacinação do público entre 5 e 11 anos. As vacinas pediátricas contra a doença foram liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil e chegaram ao Rio Grande do Norte na última sexta-feira (14).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no sábado (15) foram vacinadas 139 crianças. No domingo (16), foram aplicadas 49 doses pediátricas.

O município iniciou a imunização de crianças um dia após receber as doses. As vacinas chegaram à Capital do Oeste na última sexta-feira (14) com o quantitativo de 1.710 doses pediátricas..

As primeiras crianças vacinadas são aquelas que apresentam comorbidades. Enquandram-se nesse perfil crianças com cardiopatia crônica, pneumopatia crônica, imunodepressivos, doença renal crônica, asma, doença neurológica crônica, doença hepática crônica, síndrome de Down, doença hematológica crônica, Diabetes Mellitus e obesidade.

O Ministério da Saúde entende como fatores de risco obesidade, e comorbidades diabetes, asma, doenças cardíacas e pulmonares e doenças neurológicas, distúrbios do desenvolvimento neurológico e doenças neuromusculares.

Adultos e adolescentes

Mossoró também continuou neste fim de semana a aplicação da primeira, segunda e terceira doses para pessoas acima de 12 anos. Entre sábado e domingo foram aplicadas, neste público, 943 doses.

Deste total, foram 37 relativas a primeira dose, 134 da segunda e 770 doses de reforço, além de duas doses adicionais.

 

Tribuna do Norte