Corpo de Bombeiros faz balanço positivo da campanha Praia Segura 2020

Inserida no cronograma da Operação Verão, a “Campanha Praia Segura 2020” do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi realizada mais uma vez no último sábado (11). Com balanço positivo, a campanha teve como objetivo conscientizar e alertar turistas e veranistas sobre acidentes de trânsito, afogamentos e desaparecimentos de crianças nas praias. Durante o ano, os militares do Corpo de Bombeiros continuam intensificando as atividades no litoral.

Nos dois sábados (04 e 11) de campanha, o CBMRN registrou mais de 13 mil orientações em todo o Rio Grande do Norte. Com o mesmo propósito, as ações educativas foram dívidas em três frentes: Blitz Educativa, Criança à Vista e Turista Legal. Nos dois dias, foram distribuídos panfletos com dicas de segurança e pulseiras de identificação para crianças, além de abordagens a turistas em hotéis e pousadas da cidade.

De acordo com o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do CBMRN, major BM João Eduardo, a campanha teve saldo positivo principalmente na atividade preventiva para crianças. “O primeiro saldo positivo é a medida de proteção à criança. Caso a criança se perca na praia e tiver com a pulseira de identificação, os nossos guarda-vidas conseguem encontrar o responsável. Por isso a importância das nossas ações para a população”, disse.

Outro fator importante que a campanha ressaltou, é o consumo exagerado de bebidas alcoólicas nas praias. “Nos nossos folhetos informamos que não é para beber de forma exagerada, por causa do risco de morte por afogamento. Além disso, se estiver com criança, é atenção redobrada”, disse o atual Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do CBMRN, major BM João Eduardo.

Em reunião realizada nesta quinta-feira (16) no Corpo de Bombeiros, foram abordados os principais pontos entre os militares envolvidos na campanha Praia Segura 2020. A questão da logística, aumento no efetivo, novas parcerias e a diária operacional entraram em pauta no encontro.

Participaram da reunião o cubcomandante-geral coronel BM Acioli, tenente-coronel BM Bezerra, tenente-coronel Miranda, major BM João Eduardo, major BM Couceiro, capitã BM Martini, capitão BM Moisés e o capitão Neves Monteiro.

Para o próximo ano, a expectativa é que o efetivo seja aumentado para atingir outras áreas do litoral potiguar, além de medidas que serão adotadas pelo Comando-geral no decorrer do ano.  

A Campanha Praia Segura 2020 foi fruto da integração do Corpo de Bombeiros Militar, Cruz Vermelha Filial RN, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar (CPRE), DETRAN-RN e Secretaria de Estado do Turismo, além do apoio do Hospital Rio Grande e Gelo do Bom.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.