Coreia do Norte falha em teste de possível míssil hipersônico, dizem militares de Seul

Kim Jong Un participa de exercício de disparo de foguetes da Unidade de Artilharia da Região Ocidental, em um local não confirmado na Coreia do Norte
Kim Jong Un participa de exercício de disparo de foguetes da Unidade de Artilharia da Região Ocidental, em um local não confirmado na Coreia do Norte — Foto: KCNA via KNS/AFP

A Coreia do Norte disparou o que parece ser um míssil hipersônico nesta quarta-feira, mas o lançamento terminou com uma explosão em pleno voo, informou um oficial do Estado-Maior Conjunto (EMC) sul-coreano. O projétil foi lançado pela manhã de uma área perto de Pyongyang, enquanto as agências de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos realizavam uma análise detalhada, segundo um comunicado da EMC.

O responsável militar indicou que o teste do que parecia ser um míssil hipersônico falhou depois de percorrer cerca de 250 km.

Ele notou que o projétil parecia emitir mais fumaça do que o normal, sugerindo a possibilidade de um problema de combustão.

O Japão também confirmou o lançamento, e sua Guarda Costeira disse que teria desembarcado no Mar do Japão. O lançamento ocorreu em um momento de aumento das tensões na península coreana, com o país comunista a enviar balões cheios de lixo para a Coreia do Sul.

Analistas sugeriram que a Coreia do Norte, um país com armas nucleares, poderia estar testando aumentar a produção de mísseis de cruzeiro e artilharia antes de os enviar para a Rússia para utilização na Ucrânia. Um relatório do Pentágono, de maio, confirmou este comportamento.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.