Contribuintes podem agendar a restituição do Imposto de Renda pelo portal BB

Nesta quarta, 30, a Receita Federal libera mais um lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e o Banco do Brasil (BB) disponibiliza uma nova solução para o contribuinte que não recebeu o valor direto em sua conta devido a divergências ou ausência de dados bancários em sua declaração anual. A novidade chega para quem não é correntista do BB, que passa a ter a possibilidade de realizar o agendamento do crédito pelo portal bb.com.br/irpf, na opção “Consulte sua restituição de Imposto de Renda”.

Ao inserir os dados bancários corretos, o crédito para o contribuinte correntista de qualquer instituição financeira ocorre no dia útil seguinte. Até então, o serviço estava disponível apenas nas agências e por meio da Central de Relacionamento BB (CRBB).
 
Já o contribuinte cliente do BB tem disponível a opção de agendamento do crédito de forma simples e ágil, por meio de autoatendimento digital. Para tanto, basta acessar a conta corrente pela Internet (menu Conta Corrente > Imposto de Renda > Restituição de Imposto de Renda). Na tela, é possível verificar se existe restituição pendente de agendamento e, no mesmo momento, registrar os dados para redirecionamento do saldo a restituir para sua conta corrente ou conta poupança. Também neste caso, o crédito ocorre no próximo dia útil. O BB é a instituição financeira centralizadora do processamento das restituições da Receita Federal do Brasil (RFB).