Concursos das polícias Militar e Civil são suspensos

Tribuna do Norte – Os concursos das polícias Civil e Militar estão sem data para ocorrer. O primeiro sequer será lançado em 2018, de acordo com o secretário estadual de Administração Cristiano Feitosa. O da Polícia Militar está previsto na Lei Orçamentária e ainda pode acontecer este ano, mas o lançamento do edital (previsto para dezembro de 2017) foi suspenso pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos e não há uma nova data. A justificativa dada pelo governo é a crise financeira, que corre o risco de ser agravada com o aumento da folha de servidores.

Segundo Cristiano Feitosa, a Polícia Civil não tem orçamento para aumentar as despesas com pessoal. “Nós esperamos que a Degepol tenha o orçamento para aumentar o quadro de servidores, mas isso ainda não foi apresentado a nós”, disse ele. O concurso da Civil chegou a ser anunciado em 2017 com 142 vagas, mas nunca foi lançado. Atualmente, a Civil, que está há oito anos sem concurso, tem previsão legal para 5.150 cargos, dos quais 1.534 estão ocupados. O déficit é de 3.616 profissionais.

A realização do concurso da Polícia Militar em 2018, ao contrário, não está descartada. Já previsto no orçamento deste ano, a expectativa é que o impacto real sobre a folha só aconteça em 2019, por causa do cronograma. É esperado que 500 novos aprovados (de mil vagas) já comecem a formação na Academia de Polícia no segundo semestre de 2018, para atuarem em 2019. O restante entraria no segundo semestre de 2019, para atuarem em 2020. Enquanto eles estão em formação, é pago um salário mínimo.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.