Como ser voluntário no Rio Grande do Sul? Saiba como se inscrever para ajudar vítimas das chuvas

Esta foto divulgada pela Prefeitura de Canoas, município do Rio Grande do Sul, mostra equipes de resgate e voluntários ajudando vítimas de enchentes.
Esta foto divulgada pela Prefeitura de Canoas, município do Rio Grande do Sul, mostra equipes de resgate e voluntários ajudando vítimas de enchentes. — Foto: Alisson Moura / Prefeitura de Canoas / AFP

Em meio à tragédia climática no Rio Grande do Sul, o trabalho de voluntários tem sido essencial no apoio à população impactada pelas enchentes no estado. Na última atualização, divulgada no último sábado (4), o governo estadual afirmou que mais de sete mil profissionais de saúde já haviam se cadastrado para colaborar no enfrentamento ao caos.

O último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta terça, mostra que as fortes chuvas já deixaram 90 mortos confirmados, 132 desaparecidos e 361 pessoas feridas. Segundo o órgão, mais de 1,3 milhão de pessoas foram impactadas pelos temporais em todo o território gaúcho.

Veja abaixo algumas opções para se inscrever e poder atuar no voluntariado:

O cadastro no programa, de acordo com a administração estadual, é destinado aos profissionais com disponibilidade de carga horária e interesse em atuar no auxílio aos municípios. A inscrição, entretanto, não garante que o profissional será chamado. Vale destacar também que não é gerado vínculo empregatício com o governo.

Os profissionais que desejam atuar de forma voluntária devem preencher o cadastro no site da SES em saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais. Na última atualização do painel, divulgada no último sábado (4), já estavam registrados 727 médicos, 1.248 enfermeiros, 1.311 técnicos em enfermagem, 1.243 psicólogos e 492 fisioterapeutas.

A instituição também abriu inscrições para pessoas que desejam ajudar no apoio à população vitimada pelos eventos climáticos. As atividades dos voluntários, nesse momento, de acordo com o órgão do governo, vão priorizar a verificação da validade de alimentos, montagem de cestas básicas, kits de higiene e limpeza e triagem de roupas. O voluntariado não fornece alimentação ou qualquer outra remuneração ou ressarcimento de despesas.

O cadastro pode ser feito por meio do site: casamilitar-rs.com.br/voluntariado. Após realização do seu cadastro, é preciso aguardar contato para confirmação do dia e horário definido, para que seja estipulado o local de apresentação. “Isso é necessário para que haja uma escala bem organizada e direcionada para as necessidades do momento”, diz o órgão.

O programa de cooperação também tem aceitado inscrição para voluntários. As áreas listadas pelo Ministério da Saúde incluem assistência social, biologia, odontologia, biomedicina, enfermagem, nutrição, farmácia, medicina, educação física, medicina veterinária, entre outras. A assistência do SUS é prestada geralmente em casos graves como desastres ambientais.

O cadastro para o voluntariado pode ser feito em bit.ly/BancoDeVoluntario. Atualmente, de acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul afirma, que há um banco no Ministério da Saúde com cerca de 40 mil voluntários credenciados.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.