Combatentes do Estado Islâmico matam 11 catadores de trufas na Síria

Edifícios em ruínas após ataque do grupo Estado Islâmico em Raqa, na Síria
Edifícios em ruínas após ataque do grupo Estado Islâmico em Raqa, na Síria — Foto: Ivor Prickett/The New York Times

Pelo menos 11 coletores de trufas morreram no domingo, num ataque atribuído ao grupo Estado Islâmico (EI) no deserto da Síria, antigo reduto da organização jihadista, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Os combatentes do EI detonaram uma mina em frente ao veículo dos coletores, antes de disparar contra eles no deserto da província de Al Raqa, no norte da Síria, informou a ONG.

Pelo menos 11 trabalhadores foram mortos no ataque, segundo a organização.

Outras três pessoas foram raptadas pelos jihadistas, segundo o OSDH, sediado no Reino Unido, que possui uma extensa rede de informantes no país devastado pela guerra.

Todas as vítimas eram civis e o número de mortos pode aumentar, segundo o observatório. Acrescentou que moradores locais e homens armados se mobilizaram para procurar as pessoas sequestradas e recuperar os corpos das vítimas.

O EI, que passou a controlar grandes áreas do país em 2014, foi derrotado em 2019 por uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos e pelas forças curdas.

Apesar da derrota, as células do EI espalhadas pelo deserto sírio lançam ocasionalmente ataques mortais, especialmente na estação das chuvas, entre fevereiro e abril, quando as trufas podem ser colhidas.

O elevado preço das trufas faz desses cogumelos um recurso valioso para a população empobrecida da Síria.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.