Com queda brusca de 17°C na temperatura, tempestade de areia atinge cidades no Mato Grosso do Sul; veja vídeo

Com queda brusca de 17°C na temperatura, tempestade de areia atinge cidades no Mato Grosso do Sul; veja vídeo
Com queda brusca de 17°C na temperatura, tempestade de areia atinge cidades no Mato Grosso do Sul; veja vídeo — Foto: Reprodução

Em meio aos alertas climáticos emitidos para diversas áreas do Brasil, uma forte tempestade de areia atingiu cidades do Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira. Com rajadas de vento, o fenômeno se deu após uma intensa frente fria que derrubou a temperatura em cerca de 17,3°C, principalmente, no sul do estado.

O Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste chegou a registrar uma queda de temperatura em Dourados de 37,4 °C para 20,1 °C, em menos de uma hora, na quinta-feira.

Com altas temperaturas registradas nos últimos dez dias na região Sul do Mato Grosso do Sul, o solo passou por um processo de ressecamento, essa situação somada à chegada da frente fria e dos ventos facilitou o levantamento de poeira na região. Registros da intempérie foram compartilhados nas redes sociais.

De acordo com o Climatempo, cidades como Campo Grande, Dourados e Ponta Porã registraram ventos de 63 km/h a 80 km/h. Em Ponta Porã, ao meio-dia, a temperatura chegava a 34°C, duas horas depois, despencou para 18°C. Outra queda brusca de temperatura foi percebida em Porto Murtinho, a cerca de 440 quilômetros da capital do MS, que saiu de 40°C para 21,7°C.

Nesta sexta-feira, o Inmet decretou alerta amarelo para uma parcela do Mato Grosso do Sul, ou seja, há chance de chuva de até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 km/h a 60 km/h. As áreas mais afetadas do Mato Grosso do Sul serão o Leste, o Centro Norte, Sudeste, os pantanais e o Sudoeste.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.