Com ajuda da Scotland Yard, PF recupera em Londres livro roubado de museu no Pará há 16 anos

Obra rara recuperada em Londres pela Polícia Federal e a Scotland Yard
Obra rara recuperada em Londres pela Polícia Federal e a Scotland Yard — Foto: Reprodução/PF

A Polícia Federal informou nesta quinta-feira que recuperou uma obra literária de 1658 que havia sido roubada do Museu Emilio Goeldi, em Belém, em 2008. O livro estava em Londres e foi devolvido ao Brasil graças ao trabalho de cooperação firmado entre a Polícia Federal e a Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard).

Intitulado “De India utriusque re naturali et medica”, a obra do século 17 foi furtada da bibilioteca do museu junto com outras 40 obras raras que valiam cerca de R$ 2 milhões. Na época, a Interpol foi acionada para recuperar o acervo que foi comercializado pelo mundo.

O livro foi escrito por Guilherme Piso, um médico e naturalista holandês que participou de uma expedição no Brasil patrocinada pelo conde Maurício de Nassau. Ele foi autor de outros textos sobre a história natural brasileira, doenças que haviam naquele tempo e o uso de ervas medicinais pelos indígenas.

Segundo a PF, três servidores foram denunciados pelo crime de peculato culposo, em 2011, em razão das investigações iniciadas em 2008.

Em dezembro de 2023, uma outra obra – “Reise in Chile und auf dem Amazonstrome”, do naturalista suíço Eduardo Friedrich Poeppig – foi recuperada na Argentina.

A PF ressaltou que faz parte da sua função “salvaguardar” o patrimônio cultural do país. “A repatriação das obras literárias representa um marco fundamental para o Brasil, demonstrando um compromisso renovado com a preservação do patrimônio cultural e estabelecendo um precedente essencial para a recuperação de elementos históricos”, diz nota divulgada pela corporação.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.