Cidade nos EUA usa drone modificado para apagar pichações ilegais em equipamentos públicos; vídeo

Teste do drone
Teste do drone — Foto: Divulgação

Uma cena que poderia ser vista em filme de ficção científica já faz parte do cotidiano de moradores do estado de Washington, nos Estados Unidos. Drones modificados estão sendo usados pela equipe de manutenção de Tacoma para limpar pichações ilegais em lugares de difícil acesso, como pontes e viadutos.

A equipe está avaliando a melhor maneira para fazer análise dos danos, como e quanta tinta utilizar para cobrir as manchas em equipamentos públicos.

O drone, construído a partir de um modelo Aquiline Endure, usa um bico de spray e está ligado a um suprimento de tinta no solo. Um operador no solo pode posicionar o drone em qualquer lugar que a mangueira conectada possa alcançar. Segundo o departamento de trânsito, o equipamento vai aumentar a proteção de funcionários que se arriscam para fazer os serviços de limpeza.

Segundo o órgão, em 2023, foram gastos mais de US$ 815 mil (R$ 4,11 milhões) na remoção de pichações em todo o estado, incluindo tempo de pessoal e equipamento. Isso representa quase 10.300 horas de trabalho gasto cobrindo 65 mil metros quadrados de grafites ao longo das rodovias.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.