Cidade fronteiriça russa fecha shoppings e escolas após ataques ucranianos, em segundo dia de eleições presidenciais

Novos ataques aéreos em Belgorod, na Rússia, na fronteira com a Ucrânia
Novos ataques aéreos em Belgorod, na Rússia, na fronteira com a Ucrânia — Foto: AFP

As autoridades da cidade fronteiriça russa de Belgorod anunciaram neste sábado que escolas e centros comerciais foram fechados devido a um aumento dos ataques ucranianos, que se intensificaram nos últimos dias, em meio às eleições presidenciais da Rússia. Segundo o governador regional Vyacheslav Gladkov duas pessoas morreram e três ficaram feridas.

Em um comunicado no aplicativo de mensagens Telegram, Gladkov afirmou que a cidade foi atingida por mísseis disparados de um sistema lançador de foguetes Vampire, o que ocasionou danos a veículos e edifícios na cidade e nas aldeias vizinhas. Além disso, cinco pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas em um outro ataque de drone, depois que o carro onde viajavam foi atingido, perto da fronteira com a Ucrânia.

“Com base na situação atual, decidimos que os centros comerciais no distrito de Belgorod não funcionarão no domingo e segunda-feira”, escreveu o governador regional Vyacheslav Gladkov nas redes sociais, observando que as escolas também estarão fechadas na segunda e terça-feira da próxima semana.

A votação na Rússia começou, de maneira antecipada, em algumas áreas isoladas e em territórios ocupados na Ucrânia, e segue até o domingo. Sem concorrentes viáveis ou que ameacem seu favoritismo, o presidente russo, Vladimir Putin, deve garantir ainda no primeiro turno mais um mandato e permanecer no cargo até 2030, pelo menos.

Em território russo, ao menos 13 pessoas foram detidas por vandalismo em seções eleitorais na sexta, no primeiro dia das eleições. A maioria dos incidentes ocorreu em seções eleitorais em Moscou, Voronej, no sul da Rússia, e na região de Carachai-Circássia, no norte de Cáucaso, de acordo com a agência estatal Tass.

As autoridades não esclareceram se os atos eram protestos contra Putin. Pouco antes do fim do primeiro dia de votação, a Comissão Eleitoral Central afirmou que 35,4% dos eleitores já depositaram seus votos, seja por papel, seja de forma eletrônica, como fez o próprio Putin mais cedo.

Belgorod faz fronteira com a região ucraniana de Kharkiv, e tem sido alvo de ataques frequentes das forças de Kiev desde 2022. Em dezembro, 25 pessoas foram mortas num único ataque com mísseis contra a cidade.

Na sexta-feira, o presidente russo acusou a Ucrânia de tentar sabotar as eleições presidenciais. Em discurso ao Conselho de Segurança da Rússia, Putin declarou que Kiev “tentava realizar uma série de ações criminosas” e prometeu que os “ataques inimigos não ficarão impunes”. Segundo ele, 95% dos projéteis e mísseis disparados por Kiev foram derrubados pelas forças aéreas de Moscou, mas alguns passaram, causando baixas entre civis russos.

Putin ainda disse que houve quatro ataques na região de Belgorod e um na região de Kursk, onde cerca de 2,5 mil ucranianos armados teriam agido. O líder russo afirmou que eles tinham 35 tanques e 40 veículos blindados, mas que cerca de 60% dos soldados apoiados pela Ucrânia foram mortos. Metade dos blindados, ressaltou, foi destruída.

Em 14 de fevereiro, um ataque com mísseis em Belgorod matou seis pessoas, incluindo uma criança, e outras 18 vítimas ficaram feridas, dos quais cinco eram menores de idade, segundo autoridades russas. À época, a cidade teria sido atingida por um ataque aéreo. Nas redes sociais, vídeos compartilhados mostraram lojas destruídas e cercadas por escombros.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.