Cia Teatral Trapiá apresenta “As Pelejas de Baltazar”, seu primeiro espetáculo de teatro de bonecos

AS PELEJAS DE BALTAZAR, primeiro espetáculo de teatro de bonecos (João Redondo) da Trapiá Cia Teatral, estreia no dia 04 de setembro (domingo) às 18h na Quadro do Mercado Público do Distrito de Laginhas em Caicó/RN. A montagem recebeu recursos da Lei Aldir Blanc em 2020 e somente agora fará sua estreia presencial.

O texto de Emanuel Bonequeiro, conta a história que inicia com a mulher de Baltazar, Rosinha, desconfiada que está grávida, mas para ter certeza é preciso que Baltazar procure uma mestra e traga para confirmar. Ao ficar sozinha, Rosinha é levada pelo Papa Figo. Ao chegar com a mestra, ambos se dão conta que Rosinha sumiu. 

Para que Baltazar possa recuperar sua Rosinha a mestra informa que ele deve vencer 3 desafios: encontrar a Mula Sem Cabeça e pegar seus arreios, conquistar o medalhão do peito do Nego D’água e vencer o Lobisomem. Assim começam As Pelejas de Baltazar. Diversos personagens da cultura popular nordestina e brasileira fazem parte destas pelejas, que são contadas por dois brincantes, Mateo e Birico, que utilizam os bonecos de João Redondo para narrar esta saga com cenas de interação entre atores, bonecos e público, levando o espetáculo para além da tolda.

O espetáculo também homenageia os músicos e compositores do Seridó, suas bandas e filarmônicas, fazendo com que o público possa se divertir e apreciar a boa música seridoense. 

O espetáculo AS PELEJAS DE BALTAZAR é mais um trabalho que traz o sertão como espaço de desenvolvimento da trama, marca da Trapiá Cia Teatral. O espetáculo é gratuito e para todas as idades. .  

Ficha Técnica:

  • – Direção: Lourival Andrade
  • – Dramaturgia: Emanuel Bonequeiro
  • – Elenco: Emanuel Bonequeiro e Alexandre Muniz
  • – Cenário da Tolda e adereços: Custódio Jacinto
  • – Figurinos dos atores: Camila Muniz
  • – Confecção dos bonecos: Emanuel Bonequeiro
  • – Finalização e acabamento dos bonecos e cenário: Custódio Jacinto e Ivanize Medeiros Costa
  • – Pesquisa de Trilha sonora: Lourival Andrade
  • – Execução de Trilha Sonora: Custódio Jacinto

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.