Chuvas no RS: vídeo mostra momento em que começou a inundação do Rio Guaíba em Porto Alegre

Veja o momento em que o Rio Guaíba invade uma das principais vias de Porto Alegre
Veja o momento em que o Rio Guaíba invade uma das principais vias de Porto Alegre — Foto: Reprodução/TikTok

Vídeos registrados por integrante de banda de rock gaúcha mostra momento em que o Rio Guaíba transborda em uma das principais avenidas de Porto Alegre. A via fluvial, a principal da capital, vive acima do nível prudencial desde a semana passada, e bateu o maior nível no último domingo, de 5,3 metros. As chuvas que assolam o estado há mais de uma semana deixaram praticamente toda a cidade sem abastecimento de água, energia e mantimentos.

A publicação mostra o avanço das águas do rio sobre a Avenida Mauá, localizada na região central da cidade. Em questão de horas, passa a ser tomada pelas águas do Guaíba até ocupar toda a via e impossibilitar a passagem de pedestres e carros. Na noite desta quarta-feira, o rio registrou o menor nível desde sábado, de 5,04 metros, mas voltou a subir nesta quinta-feira, para 5,06 metros.

De acordo com a última medição do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic Porto Alegre), divulgada nesta quarta-feira, a cota do curso d’água estava em 5,03 metros. Na manhã de hoje, a informação obtida por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Águas (ANA) mostra que o nível subiu para três centímetros, chegando a 5,06 metros.

O volume de águas no Guaíba voltou a aumentar depois da ocorrência de chuvas na região. A Prefeitura de Porto Alegre chegou a pedir na tarde desta quarta-feira a suspensão de operações de resgate por meio de barcos na zona metropolitana. A solicitação foi motivada pelas chuvas na região, com possíveis descargas elétricas e ventos acima de 80 km/h nas próximas horas. Na noite de ontem, diante da falta de chuvas, as atividades chegaram ser retomadas. A capital gaúcha enfrenta enchentes desde a última semana. Ao todo, o Rio Grande do Sul contabiliza 100 mortes decorrentes dos temporais.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.