Chuvas no RS: Quadro do cavalo Caramelo é leiloado por R$ 130 mil em leilão para ajudar vítimas das enchentes

Obra foi pintada por artista argentino
Obra foi pintada por artista argentino — Foto: Reprodução

O cavalo Caramelo — como vem sendo chamado o animal que foi resgatado de cima de um telhado na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul — virou um ícone da resiliência do povo gaúcho e, agora, converteu R$ 130 mil em leilão para ajudar vítimas das enchentes. Não o próprio Caramelo, claro, mas uma pintura que retrata a cena do resgate emocionante do equino que mobilizou o país.

Com 56 centímetros de largura e 47 centímetros de altura, a pintura com tinta acrílica e aquarela foi leiloada junto de uma poesia do compositor e pecuarista Gujo Teixeira. A obra foi produzida pelo artista argentino José Acuña.

Caramelo foi salvo pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo em uma operação emocionante, transmitida para todo o país ao vivo na televisão. A força-tarefa foi montada com a participação de veterinários e foi liderada pelos Bombeiros paulistas.

Flagrado se equilibrando na parte de cima de uma casa praticamente submersa pela água, a retirada do animal, um cavalo, contou com 11 pessoas e cinco botes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os profissionais se deslocaram até a região em que o cavalo estava ilhado com duas embarcações. O cavalo estava a quatro quilômetros do ponto inicial do alagamento.

O primeiro passo foi se aproximar do animal e realizar a sedação, para evitar que o animal se machucasse ou ficasse nervoso com a presença dos humanos. Com o auxílio de um veterinário, a sedação foi aplicada.

O animal de 350 quilos foi deitado no bote e seguiu por quase meia hora num percurso de quatro quilômetros até chegar no ponto seco da cidade. No local, uma viatura dos Bombeiros de São Paulo puxou o bote até um caminhão da Brigada Militar. O animal, ainda sedado, foi levado até a Ulbra para receber os cuidados necessários.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.