Chuvas no RS: Lula voltará ao estado neste domingo; enchentes deixam 57 mortos

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa na Base Aérea de Santa Maria (RS)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa na Base Aérea de Santa Maria (RS) — Foto: Ricardo Stuckert-Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará ao Rio Grande do Sul neste domingo para visitar áreas atingidas pelas enchentes. As fortes chuvas já deixam 57 mortos no Estado. A previsão é de Lula saia de Brasília no começo da manhã de domingo e chegue a Porto Alegre por volta de 10h30. O presidente estará acompanhado de nove ministros, entre eles Rui Costa (Casa Civil) e Renan Filho (Transportes). Além de visitar áreas atingidas, Lula fará uma nova reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Os ministros da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, e Integração Nacional, Waldez Góes, desembarcaram no Rio Grande do Sul neste sábado para instalar um escritório permanente em Porto Alegre, como uma espécie de base no alinhamento de ações entre governo federal, estado e os municípios.

O presidente decidiu na manhã deste sábado retornar ao Rio Grande do Sul devido ao agravamento da situação no Estado. Além de quase seis dezenas de mortes confirmadas, há pelo menos 68 estão desaparecidas. O nível do rio Guaíba, em Porto Alegre, ultrapassou os cinco metros, alagando áreas do Centro e as zonas norte e sul da cidade.

O Aeroporto Salgado Filho suspendeu operações por 24 horas e a Trensurb, empresa de trens, também interrompeu suas operações. No Estado, há 155 trechos totalmente interditados e 33 pontos com tráfego parcialmente restrito.

Na quinta-feira, Lula esteve em Santa Maria, na região central do Estado, onde participou de reunião com o governador Eduardo Leite e ministros. Na data, estava previsto um sobrevoo nas regiões afetadas que não foi possível devido as condições climáticas.

No começo da tarde deste sábado, quatorze ministros participaram de uma reunião da Sala de Situação criada para monitorar e atualizar ações do governo federal para as enchentes do Rio Grande do Sul. O encontro ocorreu de forma virtual e foi coordenado por Rui Costa.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.