Chuvas no RS: FAB envia helicópteros e resgata família ilhada em casa tomada por enchente

Chuvas no RS: FAB envia helicópteros e resgata família ilhada em casa tomada por enchente
Chuvas no RS: FAB envia helicópteros e resgata família ilhada em casa tomada por enchente — Foto: Reprodução

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada na noite da última terça-feira para ajudar no resgate de pessoas atingidas por enchente na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (RS).

Ontem, após as fortes chuvas que deixaram ao menos cinco mortos no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviasse ajuda imediatamente ao estado.

Segundo informação do governo do estado, são 8 mortes causadas pelo temporal e outras 18 pessoas estão desaparecidas. A Defesa Civil alerta para chuvas intensas e ventos fortes, descargas elétricas, risco de granizo e alagamentos em diversas regiões do estado.

Em uma das ações de apoio, a FAB diz que resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento. Os moradores foram içados e transportados da região de Candelária até Santa Cruz.

A Força Aérea colocou à disposição dois helicópteros H-60 Black Hawk. Ainda há previsão de mais chuva.

O alerta da Defesa Civil cita um intervalo de até 3 de maio (por ora). Há diferentes classificações de risco ao longo do estado, incluindo a possibilidade “inundação severa” para as bacias Quaraí, Ibicuí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Pardo, Taquari-Antas, Caí e Guaíba (Ilhas).

“Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro”, diz o comunicado da Defesa.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.