Chuvas no RS: deputados aprovam ‘calamidade’ até 2026 e derrubam regras de gastos

As fortes chuvas que caíram no estado inundaram parte da cidade de Porto Alegre
As fortes chuvas que caíram no estado inundaram parte da cidade de Porto Alegre — Foto: Edilson Dantas / O Globo

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (RS) aprovou nesta terça-feira um decreto legislativo que libera o governo estadual de cumprir metas ficais e outras limitações orçamentárias nos próximos dois anos devido ao impacto das fortes chuvas nas últimas semanas. Conforme justifica o texto, a medida é “necessária para o enfrentamento aos efeitos econômicos e sociais” decorrentes dos temporais.

O texto coloca o Rio Grande do Sul em estado de calamidade pública até o dia 30 de junho de 2026. A medida é decretada em casos de situação anormal com alta gravidade, quando a capacidade do poder público de agir fica seriamente comprometida. As autoridades passam a estar momentaneamente autorizadas a adotar ações extraordinárias.

A medida recebeu 53 votos a favor e uma abstenção na sessão realizada por videoconferência. Além da isenção das metas fiscais, os deputados estaduais aprovaram outras duas medidas. Uma delas autoriza sessões legislativas de forma virtual ou híbrida. A segunda permite suspender, interromper ou prorrogar prazos de validade de certidões e concursos em caso de estado de calamidade pública.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.