Chuvas no Rio Grande do Sul: número de mortes sobe para 107

As fortes chuvas fizeram transbordar o Rio Taquari, inundando a cidade de Encantado e deixando à vista apenas os tetos das casas e os pontos de luz dos postes
As fortes chuvas fizeram transbordar o Rio Taquari, inundando a cidade de Encantado e deixando à vista apenas os tetos das casas e os pontos de luz dos postes — Foto: Gustavo Ghisleni/AFP

O número de mortes em decorrência das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 107, de acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado, divulgado na manhã desta quinta-feira (9). Há ainda o registro de 136 desaparecidos e estima-se que o temporal tenha atingido pelo menos 1,4 milhão de pessoas até agora.

As autoridades locais ainda investigam se outras quatro mortes estão relacionadas com eventos meteorológicos. Ao todo, há 67.542 pessoas em abrigos, 164.583 desalojados, e 374 pessoas feridas socorridas.

Após um dia de queda constante, superior a 1 centímetro por hora, o nível do Guaíba voltou a subir na manhã desta quinta-feira na capital gaúcha. De acordo com a última medição do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic Porto Alegre), divulgada nesta quarta-feira, a cota do curso d’água estava em 5,03 metros. Na manhã de hoje, a informação obtida por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Águas (ANA) mostra que o patamar subiu para três centímetros, chegando a 5,06 metros.

A cota do Guaíba começou a quarta-feira com 5,28 metros e encerrou o dia com 5,03m. No domingo, o nível do lago chegou a 5,35 metros.

O volume de águas no Guaíba voltou a aumentar depois da ocorrência de chuvas na região. A Prefeitura de Porto Alegre chegou a pedir na tarde desta quarta-feira a suspensão de operações de resgate por meio de barcos na zona metropolitana. A solicitação foi motivada pelas chuvas na região, com possíveis descargas elétricas e ventos acima de 80 km/h nas próximas horas. A capital gaúcha enfrenta enchentes desde a última semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Perigo Potencial” para declínio de temperaturas no estado do Rio Grande do Sul, que é atingido pelas fortes chuvas desde o último dia 27. As temperaturas podem cair de 3º a 5ºC por conta da passagem de uma frente fria. A previsão é que as chuvas continuem no estado, e as de maior intensidade devem atingir o sul e o oeste, podendo também chegar a Santa Catarina.

— As chuvas no Rio Grande do Sul devem continuar principalmente por conta da frente fria. Como ela não vai avançar devido à presença desse bloqueio atmosférico, irá se tornar estacionária, ou seja, vai ficar ali parada e manter as chuvas. As mais volumosas ocorrem no sul e no oeste do estado — explica Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.

Para a quinta-feira, o instituto prevê que, pela manhã, a chuva ocorra em áreas de Santa Catarina e na divisa do estado com o Rio Grande do Sul. Nos períodos da tarde e da noite, há possibilidade de chuva isolada no norte gaúcho. Essas chuvas, que já atingiram o estado na tarde de quarta-feira, ocorrem devido ao deslocamento de um amplo sistema de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina em direção ao sul do Uruguai e à formação de um ciclone extratropical que se desloca para o oceano e faz com que a frente fria cruze o estado.

Além disso, o órgão prevê tempo frio e seco no sul do Rio Grande do Sul, com temperaturas mínimas variando de 4°C a 8°C nas áreas mais frias. Nas demais regiões do estado, haverá maior nebulosidade e temperaturas mais baixas. A mínimas podem variar de 10°C a 15°C na metade norte do estado. Pela manhã, a capital Porto Alegre pode registrar 13°C.

O instituto também ressalta que o estado deve voltar a ser atingido por fortes chuvas a partir de sexta-feira. A previsão é que, durante o fim de semana, as chuvas de maior intensidade atinjam o centro-norte e o leste do RS, além do litoral norte e o sul de Santa Catarina. Nesse período, o volume de águas pode passar dos 100 milímetros. A condição climática acontece devido à instabilidade que retoma com mais força no estado gaúcho no fim de semana. A partir de segunda, a temperatura diminui e poderá provocar geadas.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.