Chuvas no Rio Grande do Sul: mais de 60% dos municípios do estado já foram afetados

Chuvas no RS: pessoas tentam atravessar ruas alagadas no bairro Navegantes, em Porto Alegre
Chuvas no RS: pessoas tentam atravessar ruas alagadas no bairro Navegantes, em Porto Alegre — Foto: Carlos Fabal / AFP

As fortes chuvas que acometem o Rio Grande do Sul desde quinta-feira agora já afetam 300 dos 497 municípios do estado. Os dados são do último boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 12h deste sábado. O percentual representa 60,36% das cidades gaúchas.

Até o momento, 57 mortes foram confirmadas e 67 pessoas estão desaparecidas. Para o restante do final de semana, a previsão é de que as chuvas continuem, podendo até se agravar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até domingo, a previsão é de chuva volumosa de até 100 mm por dia para o norte do Rio Grande do Sul até o sul de Santa Catarina.

Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), outro ponto de preocupação é o nível de água do Rio Guaíba, que já atinge 5,10m. A ordem é de que o Centro Histórico de Porto Alegre seja evacuado, já que os diques de proteção já começam a apresentar rupturas.

“Absolutamente sem precedentes o que nós vivenciamos. Estou fazendo esse relato aqui para vocês porque as pessoas precisam entender a gravidade do que nós estamos passando aqui no Rio Grande do Sul”, disse o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), em live nas redes sociais neste sábado.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.