Chuvas diminuem no fim de semana no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas estados seguem com alerta de temporais; veja previsão

Chuvas diminuem no fim de semana no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas estados seguem com alerta de temporais
Chuvas diminuem no fim de semana no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas estados seguem com alerta de temporais — Foto: Reprodução

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o último sábado e chegaram a Santa Catarina nesta sexta vão cair com menor volume neste fim de semana em decorrência de um anticiclone, vindo da Argentina e do Uruguai, que atuará principalmente no extremo sul gaúcho. Nesta sexta-feira, chegou a 39 o número de mortos por conta das chuvas no Rio Grande do Sul, de acordo com o governador Eduardo Leite (PSDB-RS), além de outras 68 pessoas seguirem desaparecidas no estado.

Para este fim de semana, uma onda de calor segue atuando na parte central do país, se estendendo do Paraná, passando pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste e interior do Nordeste, com esse alerta sendo ampliado até a próxima segunda-feira. Essas altas temperaturas são resultado de um bloqueio atmosférico, que também mantém as chuvas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A região que merece maior atenção é o centro/norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, locais em que há acumulados de chuvas acima de 150mm. As tempestades podem vir acompanhadas de raios, ventania e queda de granizo.

— Como o solo está encharcado, qualquer chuva pode causar um impacto negativo, embora os volumes maiores de chuva estarão concentrados no centro/norte do Rio Grande do Sul até o sul de Santa Catarina — explica Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.

No Nordeste, as chuvas voltam a atingir desde o Recôncavo Baiano, ao longo do litoral, até o Rio Grande do Norte. Essas pancadas, porém, serão fortes e isoladas, podendo se estender até o litoral do Maranhão. A região Norte segue sob os efeitos da Zona de Convergência Intertropical, que favorece a formação de nuvens de chuva, principalmente na parte da tarde.

São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e partes de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso estarão sob alerta decorrente de uma onda de calor que atuará na região.

As chuvas darão uma nova trégua parcial no domingo, com acumulados de chuva inferiores a 100ml, embora algumas regiões no Sul do Brasil, como Porto Alegre, seguem sob alerta. As porções sul e norte do Rio Grande do Sul terão menos pancadas e trovoadas.

As chuvas, no entanto, devem atingir com maior força algumas regiões ao longo do litoral do Nordeste, especialmente Salvador e Macapá, para onde há volumes significativos de chuva, também resultado da atuação da Zona de Convergência Intertropical. As regiões Centro-Oeste e Sudeste seguem com tempo estável.

Até a noite desta sexta-feira, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul já contabilizou 265 municípios afetados, 24 mil pessoas desalojadas e mais de 8 mil em abrigos. Quatro barragens com risco iminente de ruptura total são monitoradas por técnicos, que tentam impedir que a tragédia se torne ainda maior.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.