Chuva pode atingir todas as regiões do país nesta quarta; confira a previsão

Chuvas intensas devem atingir parte do território nacional nesta quarta
Chuvas intensas devem atingir parte do território nacional nesta quarta — Foto: Inmet

O Instinto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para chuvas intensas que podem acontecer em boa parte do território nacional nesta quarta-feira. As regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul devem ser as mais impactadas pelos fenômenos. Além disso, a tempestade tropical Akará, que foi classificada pela Marinha do Brasil como a evolução de uma ciclone subtropical na costa Sul do país, também pode afetar o clima.

No Rio de Janeiro e São Paulo, a previsão é de pancadas de chuva para estar quarta-feira. No RJ, os termômetros devem ficar entre 32°C e 22°C, enquanto em SP não devem superar os 25°C. Veja abaixo o mapa do Inmet com os alertas para hoje:

Os avisos de cor laranja que transpassam por todas as regiões do país indicam que as condições climáticas podem apresentar perigo. O órgão alerta que o fenômeno pode acarretar riscos como o corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Além disso, é aconselhado também que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

A mancha amarela indica perigo potencial devido a menor intensidade das chuvas nas regiões afetadas. O Inmet recomenda para a população as mesmas precauções que o estágio mais avançado.

Até a próxima quinta-feira (22), a tempestade tropical Akará que se encontra em alto-mar, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na Região Sul, não deve se aproximar da costa. É o que indica a Marinha do Brasil.

Porém, as embarcações que navegam na área marítima sul do Brasil devem se manter alertas ao ciclone tropical que está a aproximadamente 650 km a sudeste da cidade de Florianópolis, com deslocamento para inclinado para o sul. No entanto, devido a distância do litoral, não deve causar grande impactos na costa.

Devido a persistência das condições atmosféricas e a intensificação dos ventos, o ciclone passou à categoria de tempestade, recebendo a denominação “Akará”, espécie de peixe em Tupi, de acordo com a lista oficial de ciclones anômalos (subtropicais ou tropicais) estabelecida pela Marinha para o Brasil, e não deve se tornar um furacão.

De acordo com a previsão do tempo do Inmet, na primeira de fevereiro, entre os dias 19 e 26, grandes acumulados de chuva devem atingir áreas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Assim, em São Paulo, a expectativa durante a quarta-feira é de pancadas de chuva isoladas na parte da manhã e noite, e trovoadas durante a tarde. A máxima será de 25°C e mínima de 20°C. No Rio de Janeiro a perspectiva não deve ser diferente. O dia deve ser de pancadas de chuva isoladas com os termômetros variando entre 32°C e 22°C.

Em Salvador, onde há um alerta de cor laranja, a previsão aponta que a quarta-feira será impactada pelas pancadas de chuva isoladas e trovoadas. As temperaturas devem oscilar entre 31°C e 25°C. Curitiba pode ter o mesmo padrão climático, no entanto, a máxima será de 23°C e mínima de 17°C.

Já em Manaus, a manhã não será de chuva. No entanto, o resto do dia terá muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas ficarão entre 36°C e 26°C.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.