China emite alerta máximo sobre onda de frio extremo com temperaturas a -50ºC; veja fotos

Onda de frio extremo assusta autoridades, que ativaram alerta mais grave nesta quarta-feira
Onda de frio extremo assusta autoridades, que ativaram alerta mais grave nesta quarta-feira — Foto: AFP

A China emitiu nesta quarta-feira um alerta meteorológico, devido a uma onda de frio intenso que afeta a metade sul do país, onde as temperaturas costumam ser amenas no inverno. Enquanto o norte do país está coberto de neve, incluisive a capital Pequim, e enfrentando temperauras abaixo dos -50ºC, a queda brusca no sul assustou as autoridades chinesas.

Um alerta laranja – o mais alto – foi renovado no país, diante das temperaturas que podem cair de 6 a 12 graus até sexta-feira nas áreas do sul, onde geralmente se espera amenidade no inverno. Em alguns lugares nas províncias de Guizhou, Hunan, Jiangxi e na região de Guangxi, onde os termômetros já marcam abaixo de zero, as medições podem cair mais de 20 graus, disse o Centro Meteorológico Nacional.

Os especialistas pediram “às autoridades locais que implementassem medidas de precaução contra o frio, que aconselhassem o público a manter-se aquecido”, segundo a agência de notícias Xinhua.

Em Pequim, onde as temperaturas oscilavam em torno de zero na quarta-feira, os moradores acordaram com uma cidade coberta de branco após fortes nevascas durante a noite. O tráfego diminuiu nas vias expressas da cidade, enquanto as calçadas permaneciam escorregadias para os pedestres.

As autoridades municipais emitiram avisos para alertar os residentes sobre estradas geladas em algumas áreas.

A China está enfrentando uma onda avassaladora de frio extremo. No último domingo, no município de Tuerhong, no condado de Fuyun, ao extremo norte do país, a temperatura atingiu o nível mais baixo já registrado desde que as medições começaram: -52,3ºC. O recorde anterior era de -51,5°C, em 21 de janeiro de 1960.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.