Ceres realiza seminário sobre Paulo Freire e o Sul Global

O Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (Lente/UFRN) e o Núcleo de Educação Popular, Memória e Movimentos Sociais do Seridó (Nuepms/UFRN) convidam para a primeira edição do seminário Paulo Freire e o Sul Global. A programação conta com docentes de várias universidades do Brasil, especialistas nas temáticas da educação emancipadora e decolonial. O evento acontece na modalidade remota, nos dias 13 e 14 de setembro, com mesas sempre às 14h. Será transmitido pelo canal do Lente TV, no YouTubee as inscrições continuam disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

A primeira mesa terá como tema Paulo Freire e as fontes da Educação Popular na América Latina e contará com a participação dos professores Romero Venâncio, do Departamento de Filosofia e Núcleo de Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe (UFS); e João Colares, educador popular e coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Já a mesa de encerramento terá como tema O centenário de Freire e os desafios para os movimentos sociais e contará com as contribuições das professoras Lia Barbosa, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que tem desenvolvidos trabalhos importantes nas áreas da Educação, Processos Territoriais e Movimentos Sociais Indígenas e Camponeses na América Latina; e Roberta Traspadini, professora na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e também do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que tem se dedicado aos temas da dependência, América Latina, questão agrária, educação popular e movimentos sociais.

A coordenadora do evento, Danilla Aguiar, professora do Departamento de Educação (Deduc/Ceres) e coordenadora do Lente e Nuepms, destaca a importância do legado freiriano no momento de acirramento da crise política que afeta decisivamente a efetivação dos direitos humanos, a democracia e a educação pública, preocupações também enxergadas pelo professor pernambucano. 

“No ano de centenário de seu nascimento, é preciso resgatar o legado de Freire e sua ligação orgânica com os movimentos sociais. Como um dos grandes precursores da Educação Popular da nossa América, o patrono da educação brasileira, mais do que qualquer outro intelectual do século XX, foi quem deu as bases para entrelaçar o pedagógico-político e o político-pedagógico”, disse a professora Danilla.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.