Ceres promove curso sobre Localismo e Modernidade

O Departamento de Letras do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza o minicurso Uma Leitura Alternativa da Relação entre Localismo e Modernidade, dia 17 de junho, no campus de Currais Novos da UFRN, das 14h às 18h.

O minicurso será ministrado pelo professor Paulo da Luz Moreira da University of Oklahoma (EUA). Paulo Moreira foi professor na Universidade Yale, entre 2006 e 2015, e possui extensa pesquisa sobre as relações entre localismo e modernidade nas literaturas norte-americana, hispano-americana e brasileira.

No evento, serão abordadas as relações entre as manifestações de localismo e a literatura moderna, a partir da análise crítica de contos de Guimarães Rosa e Machado de Assis. Com isso, objetiva-se compreender como esses autores – dois dos maiores expoentes da literatura moderna no Brasil – articulam imagens do local e questões candentes da modernidade ocidental em sua ficção.

A ação é resultado de colaborações do projeto de pesquisa Modulações Contemporâneas do Regionalismo Literário Brasileiro, coordenado pelo professor André Tessaro Pelinser. Para mais informações acesse o link.