Centros comerciais usarão drones para enfrentar onda de assaltos e sequestro

Os drones captam imagens até de noite e as repassam à polícia e à segurança patrimonial dos shoppings Foto:  Drone Imagens

Os drones captam imagens até de noite e as repassam à polícia e à segurança patrimonial dos shoppings
Foto: Drone Imagens

Na tentativa de coibir a onda assaltos e sequestros nos shoppings, empresários do setor vão recorrer a drones (zangão, em inglês), pequenos aparelhos aéreos controlados eletronicamente para reforçar a segurança. Eles têm capacidade de fotografar e filmar ambientes, inclusive à noite. Segundo representantes dos centros comerciais, a intenção é detectar ações de bandidos para que vigias e a Polícia Militar sejam acionadas imediatamente. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que no ano passado 3.665 estabelecimentos comerciais foram assaltados, 661 a mais que em 2013.

Segundo Fernando Fonseca, um dos donos da Drone Imagens, que tem 12 clientes no ramo do comércio, firmas de segurança patrimonial que prestam serviços aos 37 shoppings da capital, já pediram orçamentos para uso de drones nas áreas externas e internas. Esse tipo de tecnologia já é usada em centros comerciais de São Paulo e Goiás. “Estamos traçando planos de segurança conforme a característica de cada shopping. Os equipamentos podem captar, com nitidez, imagens de pessoas suspeitas e objetos, como armas, de até dois mil metros de altura, através de tablets ou computadores, conforme planos de voos para cada local”, revela Fonseca, que não informa os novos dos shoppings.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.