CBH PPA realizou sua 29ª Reunião Ordinária em Jucurutu/RN

A cidade de Jucurutu na região do Seridó Potiguar sediou nesta quinta-feira (08) a 29ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu. O evento aconteceu no auditório do IFRN, mas antes os membros participaram de uma visita as obras de construção do Complexo Barragem de Oiticicas, e um café na sede da Associação dos Moradores da Nova Barra de Santana.

A reunião foi conduzida pelo presidente do CBH PPA, Waldemir Fernandes de Azevedo e contou com as presenças dos membros do Comitê e autoridades locais como o prefeito de Jucurutu, Iogo Queiroz e a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Ioneide Queiroz. O prefeito destacou a importância do evento para a discussão de um dos temas que mais aflige a região que é segurança hídrica.

Agora com a Barragem de Oiticicas teremos uma segurança hídrica de que teremos água para nossas demandas. Quero dar as boas-vindas a todos, em nome da população jucurutuense”, destacou o prefeito em suas boas vindas a reunião. O gestor municipal também aproveitou a fala para propor uma discussão sobre a limpeza do Rio Piranhas, principalmente do trecho que corta o município de Jucurutu/RN.

Na sequência foram iniciados os trabalhos com a programação que contou com a explanação geral sobre a construção do Complexo Barragem de Oiticica, feita por Secretário de Meio Ambient e Recursos Hídricos do RN, Paulo Varela e pelo engenheiro Miranda Júnior, gestor-operacional do Complexo.

Miranda explicou que a obra está orçada em pouco mais de 750 milhões de reais. “Esse aumento se deve muito as obras sociais, com o acréscimo da Nova Barra de Santana, três agrovilas, serviços complementares e adicionais que foram necessários a obra”, explicou.

Quando estiver concluída a Barragem de Oiticicas vai beneficiar cerca de 330 mil pessoas em toda a região do Seridó Potiguar. Miranda explicou que a barragem se encontra com 95,54% de obra concluída. O volume de acumulação de água no mês de outubro deste ano era de 37,38 milhões de metros cúbicos e a cota de acumulação de 96,45m.

Atualmente as frentes de serviços que estão em execução são a tomada d’água PISF, estrada de contorno, montagem de hidromecânicas TA e casas de Comando com o emprego de 201 funcionários diretos e 20 indiretos.

De acordo com Miranda a Barragem de Oiticica tem 4,5km de extensão. A tomada d’água principal pode passar até 9 metros cúbicos por segundo, e a tomada d’agua do PISF 50 metros cúbicos por segundo, e a estrada de contorno terá 128,08 quilômetros englobando os municípios de Jucurutu, São Fernando e Jardim de Piranhas.  A estrada começa por trás do Ginásio de Esportes da Nova Barra de Santana e vai circundar toda a Barragem de Oiticicas.

A Nova Barra de Santana é praticamente uma cidade, com 176 unidades habitacionais com cemitério, escola, igreja, cento comercial e de serviços, posto de saúde, creche, associação de moradores, quiosques e praças, redes de esgoto, drenagem, abastecimento de água, terraplanagem, dentre outras benfeitorias. A agrovila de Jucurutu conta com 37 casas e 01 associação e as obras estão 100% concluídas.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.