Cão Joca: aéreas avaliam possibilidade de rastrear animais transportados em porões de aeronaves

João Fantazzini e o golden retriever Joca, que morreu no voo
João Fantazzini e o golden retriever Joca, que morreu no voo — Foto: Reprodução

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciaram nesta quinta-feira um cronograma de ações para aperfeiçoar os procedimentos relacionados ao transporte aéreo de animais. As éreas vão avaliar a possibilidade de rastrear animais transportados em porões de aeronaves.

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou a empresa aérea Gol e a Anac sobre a morte do cachorro Joca. O animal deveria ter sido transportado de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), mas acabou sendo encaminhado para Fortaleza por um erro. Pelas condições de transporte que ainda estão sendo investigadas, o animal morreu.

A primeira ação é uma audiência “através de canais de participação popular” na próxima semana. A pasta de Portos e Aeroportos, de Silvio Costa Filho, fala em “tomada de subsídios” para aprimorar a portaria que trata das condições gerais para o transporte de animais aplicáveis ao transporte aéreo de passageiros, doméstico e internacional.

No prazo de 10 dias, foi estipulado que todas as principais companhias aéreas no Brasil apresentem, propostas e sugestões para aprimorar a referida portaria.

Também foi estabelecido que as companhias aéreas, em caráter emergencial, irão estudar a possibilidade implementação do “serviço de rastreamento” de animais transportados em porão de aeronaves.

Representantes da Gol, Latam, Azul Linhas Aéreas e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) estiveram reunidos com o Ministério e a Anac na manhã desta quinta-feira.

“Com base nestes subsídios que serão apresentados pela sociedade, pelo parlamento e pelas empresas aéreas, o MPor lançará, ainda neste primeiro semestre, uma Política Nacional de Transporte Aéreo de Animais – PNTAA, visando garantir mais segurança e bem estar para os animais transportado”, diz nota do Ministério de Portos e Aeroportos.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.