Campanha alerta para a importância de identificação da frequência cardíaca

Orientar a população a identificar a frequência cardíaca sem a necessidade de um equipamento especial. Essa é a proposta da campanha “Tome uma medida de pulso”, em alusão ao Dia do Portador do Marcapasso, comemorado no dia 23 de setembro. A ação acontece ao longo do mês simultaneamente em várias cidades do Brasil e, em Natal, é coordenada pelo cardiologista Álvaro Barros, que é um dos diretores do Departamento brasileiro de Marcapasso da SBCV.

“A intenção, sobretudo, é ajudar a salvar vidas. À medida que ensinamos as pessoas a identificar a frequência cardíaca apenas com um toque correto dos dedos no pulso, é possível detectar alterações nos batimentos cardíacos, que podem ser indicativos de arritmias cardíacas, contribuindo para a prevenção de problemas agudos”, explica Dr. Álvaro Barros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de batimentos cardíacos considerado normal para um adulto deve está entre 60 e 100 por minuto. “Se o número for inferior a quantidade recomendada e o indivíduo apresente sintomas como tonturas, desmaios, fadiga, escurecimento visual e sinta-se ofegante, é necessário procurar o cardiologista para constatação do diagnóstico para um possível implante de marcapasso de uso definitivo”, complementa o especialista.

No Brasil, são implantados 199 marcapassos por milhão de habitantes. O número é considerado inferior ao ideal: cerca de 1,2 mil por milhão de habitantes. Com isso, o país lidera o ranking mundial de mortes por insuficiência cardíaca, que representa uma em cada três internações no sistema de saúde. Segundo o Ministério da Saúde (MS), são confirmados 100 mil novos casos a cada ano e 12,5% dos pacientes internados por conta da doença morrem em ambiente hospitalar.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.