Câmara baixa do Arizona aprova revogação de lei do século XIX que veta aborto em praticamente todos os casos

Manifestantes protestam contra decisão da Suprema Corte americana que derrubou direito constitucional ao aborto
Manifestantes protestam contra decisão da Suprema Corte americana que derrubou direito constitucional ao aborto — Foto: Anna Rose Layden/NYT

Em uma votação acirrada, a Câmara baixa do Arizona aprovou nesta quarta-feira a revogação de uma lei do século XIX que proíbe a realização do aborto em quase todos os casos, exceto quando “necessário para salvar a vida de uma mulher grávida”. O texto havia sido restabelecido pela Suprema Corte do estado no início do mês, sob o guarda-chuva da queda da decisão Roe contra Wade em 2022. O texto segue agora para o Senado estadual.

A aprovação venceu por 32 a 29 votos, o que foi possível graças a três deputados republicanos, que decidiram apoiar os democratas na iniciativa. Muitos eleitores denunciaram a proibição — que não prevê exceções para casos de estupro — como uma intrusão draconiana nos direitos das mulheres. E alguns republicanos, incluindo o ex-presidente Donald Trump, afirmaram que queriam a eliminação rápida da medida pelo Legislativo para tentar evitar uma possível reação no ano eleitoral.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.