Câmara aprova projeto que aumenta pena para crime contra mulher com uso de inteligência artificial

Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo/14-12-2023

A Câmara aprovou nesta terça-feira um pacote de projetos voltados para os direitos das mulheres. Entre eles está um projeto de lei que endurece a pena para crimes de violência psicológica cometidos com o uso de inteligência artificial. A pena atual é de 6 meses a 2 anos e multa. Com a alteração, a punição em vigor atualmente é aumentada com a metade da pena caso haja uso de inteligência artificial.

A iniciativa será enviada para análise do Senado. O texto é de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e foi relatada pela deputada Camila Jara (PT-MS). A deputada do PCdoB discursou na Câmara e ressaltou a importância do projeto.

– Aqui se compôs um projeto que, de fato, protege as mulheres dessa mais nova tecnologia, que é a inteligência artificial. Com essa tecnologia, consegue-se simular com muita precisão a voz, o rosto e o corpo de meninas, crianças, adolescentes e mulheres para cometer crimes que afetam a reputação, a dignidade, o emocional e a psicologia dessas mulheres – declarou Jandira.

O projeto faz parte de um pacote de outros textos que também foram aprovados pela Câmara nesta terça. A sessão faz parte de uma homenagem da Casa Legislativa ao Dia Internacional da Mulher, que acontece na próxima sexta-feira. A reunião foi presidida pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.