Calor ‘fora do normal: máximas podem bater 40°C em cidades do RJ e SP nas próximas semanas

Onda de calor ganhará força no Brasil
Onda de calor ganhará força no Brasil — Foto: Reprodução / MetSul

O período entre o final de abril e o início de maio deste ano deverá ser atípico, com os termômetros podendo atingir máximas de 40°C, segundo a previsão do tempo. Segundo o MetSul, o calor deve ser mais intenso nos próximos 10 dias no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que, já nesta próxima quinta-feira, a capital fluminense pode ver os termômetros marcarem 40°C, com a mínima de 24°C. O órgão já alertou, neste sábado, para uma onda de calor que atua sobre a porção central do país, com duração até, ao menos, quarta-feira.

O MetSul indica que as altas temperaturas nas regiões são projetadas para os últimos dias deste mês e para a primeira semana completa de maio, ou seja, um período de, no mínimo, dez dias.

O calor será especialmente intenso no interior do estado de São Paulo, onde máximas acima de 35ºC serão frequentes nos próximos dias. Na capital, os termômetros podem chegar a 31ºC a 33ºC em algumas tardes do fim de abril. O estado do Rio de Janeiro também deve experimentar calor extremo. A temperatura na capital e na Baixada Fluminense deve variar entre 35ºC e 38ºC. Em alguns dias, especialmente na primeira semana de maio, as máximas podem ficar acima de 40ºC.

A previsão também é de muito calor em Minas Gerais e no Espírito Santo, ainda que as marcas não sejam “tão extremas” quanto em São Paulo e no Rio.

No interior de Minas, cidades mais a oeste e ao norte do estado devem experimentar as maiores máximas. Já Belo Horizonte pode ter temperaturas acima de 30ºC, quando a média máxima de maio é de 25,7ºC.

Neste sábado o Inmet lançou um alerta de Onda de Calor, classificado como de “Perigo”, para todo Mato Grosso do Sul e partes de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O aviso, que indica temperaturas de até 5ºC acima da média por um período de 3 a 05 dias,.vai até primeiro de maio. Veja abaixo:

No sul do Rio Grande do Sul, o Inmet lançou um aviso de declínio de temperatura, classificado como “Perigo Potencial”. Nessa região, há leve risco à saúde, por conta das chances de uma queda entre entre 3ºC e 5ºC. Veja abaixo:

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.