Caicó: Pagamento fatiado na Secretaria de Tributação e Finanças gera desconforto e revolta entre os funcionários

Apesar de serem de pastas vinculadas, funcionários das secretarias de Finanças e da Tributação se depararam com uma situação não vista há décadas na Prefeitura de Caicó. O pagamento dos salários do mês de março vem sendo fatiado, e até esta segunda-feira, dia 13, enquanto uns já receberam, outros ainda não tiveram seus dinheiros depositados nas contas.

Pagaram a todas as pessoas que trabalham nas finanças e deixaram de fora os da Tributação. Mas é uma secretaria só e todos recebem de uma vez, pelo menos era assim até o mês passado”, contou um servidor ao Blog do Marcos Dantas.

Para aumentar a frustração, o novo secretário da Pasta, Pedro Jorge não tem dado respostas convincentes aos seus colegas de trabalho.  “O prefeito disse que ia pagar até o quinto dia útil, que foi terça-feira da semana passada. Até hoje não recebemos e não tem previsão. Desde que o secretário novo entrou, a gente não sabe se é perseguição, e não podemos ficar sem receber salários”, ponderou o servidor.

O que muitos não entendem é que de acordo com a Constituição Federal a tributação, sendo órgão arrecadador, tem direito de receber primeiro, porque ela mesma se paga. “Temos recursos próprios para se pagar, a gente não depende de recursos de FPM, que vem do Governo Federal. É uma folha que é paga com os próprios recursos”.

Sem contar que a folha salarial dos funcionados lotados na Tributação é uma das menores do Município de Caicó. Enquanto no mês de março a folha girou em torno de R$ 122 mil, 339 reais e 40 centavos, a arrecadação ultrapassou a cifra de 1 milhão de reais.

Essa postura adotada no último pagamento vem gerando um desconforto entre os funcionários que trabalham no órgão responsável, justamente pela arrecadação de receitas para o Município. “Essa folha sempre é pra ser paga junta porque é a mesma secretaria. Mas o que fizeram? Pegaram a folha da Secretaria de Tributação e Finanças, escolheram quem eles iriam pagar, que no caso foram os funcionários de Finanças, e deixaram os da Tributação de fora. E nós somos o órgão arrecadador e estamos arrecadando muito bem, inclusive esse ano já batemos a metade do total da arrecadação do ano passado, até agora, que foi de 7 milhões, 018 mil, 770 reais e 88 centavos. O que nos revolta é que pagaram a muita gente de outras secretarias com a arrecadação própria que é feita por nós”, finalizou.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.