Brasileiro acusado de fugir dos EUA após acidente fatal em 2022 é preso em Londres e extraditado por homicídio culposo

Gabriel Dias de Holanda, de 19 anos, deixou os EUA após acidente fatal em 2022
Gabriel Dias de Holanda, de 19 anos, deixou os EUA após acidente fatal em 2022 — Foto: Reprodução/Facebook

Um brasileiro de 19 anos foi extraditado da Inglaterra para os Estados Unidos quase dois anos depois de supostamente fugir do país americano, em agosto de 2022. O pernambucano Gabriel Dias de Holanda perdeu o controle do carro que dirigia e causou o acidente que matou um jovem e feriu outros três em Upton, no estado de Massachusetts. Ele foi preso durante uma viagem a Londres, em dezembro de 2023. Na última sexta-feira, foi levado de volta aos EUA para enfrentar acusações de homicídio culposo.

Indiciado pela Gabinete do Condado de Worcester, em Massachusetts, Gabriel dirigia um veículo da marca Acura no momento do acidente, e estava acompanhado de quatro amigos: Jacob Osanya, de 18 anos, que estava no banco da frente; Gabriel Brandão, de 19; Julio da Silva, de 18, e Abraham Seri, de 18. O carro capotou na Glenview Way, em Upton, e o passageiro do banco da frente, Osanya, não resistiu aos ferimentos.

Além de Osanya, os outros jovens no veículo também ficaram feridos, inclusive Gabriel de Holanda, que estava ao volante. Eles tiveram lesões leves e foram transportados a uma unidade de saúde para receber atendimento.

Dias depois, no entanto, o Departamento de Polícia de Upton e a Polícia Estadual de Massachusetts souberam que Gabriel e a família colocaram a casa em que viviam à venda e deixaram o país, rumo ao Brasil. A legislação brasileira, no entanto, não permite que seus cidadãos sejam extraditados. Com isso, Gabriel e a família viveram normalmente durante quase dois anos.

Em dezembro do ano passado, a Polícia Estadual teve conhecimento de uma viagem realizada por Gabriel. Ele foi para Londres, onde acabou preso em 22 de dezembro de 2023, sob mandado de prisão provisória apresentado pelos Estados Unidos.

O pedido de extradição, para que Gabriel de Holanda enfrente as acusações em solo americano, foi acatado pela Justiça inglesa em 22 de fevereiro deste ano. Na última sexta-feira, em 3 de maio, a extradição foi oficializada, e Gabriel foi levado de volta aos Estados Unidos pelo US Marshals Service. Ele foi indiciado nesta segunda-feira.

Gabriel Dias de Holanda deve responder pelos crimes de homicídio culposo, homicídio culposo por operação negligente de veículo, homicídio culposo por operação imprudente de veículo, operação negligente de veículo, operação imprudente de veículo e agressão.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.