Boqueirão e Coremas sobem só 4 cm com chuvas, mas Aesa tem previsão otimista

Boqueirão, em CG, está com reserva baixa

Boqueirão, em CG, está com reserva baixa

As primeiras chuvas registradas na Paraíba ainda não proporcionaram aumento significativo no volume dos grandes mananciais que abastecem as principais cidades do estado, mas a perspectiva da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) é de que com a continuidade das chuvas próprias para o período, esses açudes consigam aumentar os níveis de armazenamento.

O gerente de Meteorologia da Aesa, Alexandre Magno, informou que, até esta quinta-feira (12), foi notificado aumento de quatro centímetros nos açudes Epitácio Pessoa, o Boqueirão, que abastece a região de Campina Grande, e Coremas, que abastece cidades do Sertão do estado. No entanto ele acredita que esses níveis vão melhorar à medida em que as previsões de chuvas venham se concretizando.

Ele informou que no Sertão e Cariri as chuvas devem continuar na segunda quinzena de março e durante o mês de abril. Já no Agreste, Brejo e Litoral, a perspectiva é de que elas permaneçam durante abril e prossigam até julho. “A temporada típica de chuvas está começando; portanto, com a continuidade das chuvas, a esperança é de que os mananciais registrem aumentos mais significativos”, avaliou em entrevista ao Portal Correio. Ele garantiu que no Litoral a situação dos principais mananciais é considerada satisfatória, pois registram níveis acima dos 70% da capacidade.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.