Bombeiros tentam cancelar show de Roberto Carlos no Pacaembu nesta sexta; entenda

Roberto Carlos
Roberto Carlos — Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros recomendou o cancelamento da apresentação de Roberto Carlos no estádio do Pacaembu nesta sexta-feira (19) porque o local não tomou todas as medidas para prevenir incêndios. O show está marcado para ocorrer às 21h e será o primeiro evento do local, que reabre sob o nome Mercado Livre Arena Pacaembu, após a reforma. A concessionária Allegra, que administra o espaço, afirmou que manterá o show e que segue todas as normas de segurança. Cabe à prefeitura autorizar ou não o evento.

Um ofício assinado pelo coronel Alexandre Merlin, remetido à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) na manhã desta quinta-feira (18), aponta que o evento é irregular porque o estádio não conta com não possui licença do Corpo de Bombeiros e que não foram adotadas as medidas de segurança contra incêndio.

A corporação informou que realizou uma vistoria no local em 16 de abril, quando foi constatado que não havia casa de bombas de incêndio compartimentada, os hidrantes estavam despressurizados, não haviam sido instaladas as bombas reservas a diesel, as caixas de elevadores estavam abertas e as rotas de fuga estavam obstruídas por andaimes, além de não haver sistema de chuveiros automáticos nem portas corta-fogo ou central de alarmes.

“Caso o evento ocorra, será em total revelia ao Corpo de Bombeiros. Ademais, a edificação foi advertida em 18/04/2024 por não possuir licença do Corpo de Bombeiros. Sendo assim, solicito a essa secretaria a adoção de medidas pertinentes a evitar a realização do evento em desacordo com a legislação de segurança contra incêndio”, destaca o coronel no documento. O ofício foi recebido pela secretaria às 11h40 da quinta, mas não houve nenhuma manifestação da prefeitura até o momento.

O show de Roberto Carlos foi anunciado como comemoração de seu aniversário de 83 anos, inaugurando o “Mercado Pago Hall”, uma arena de shows instalada dento do Estádio do Pacaembu, cujo nome agora é “Mercado Livre Arena Pacaembu”. A expectativa é que o show, da turnê “Eu ofereço flores”, tenha 3 mil pessoas. Ainda há alguns ingressos disponíveis, a partir de R$ 800.

Em nota, a Allegra Pacaembu, concessionária responsável pelo estádio, afirmou que vai abrir as suas portas hoje para o seu primeiro evento do ano e que os visitantes poderão ter “a oportunidade de conhecer o espaço, em primeira mão, antes mesmo da conclusão das obras”.

“Será uma experiência em construção, proporcionando aos participantes um contato próximo com as obras de reforma, modernização e restauro, que seguem em ritmo acelerado. A Concessionária Allegra Pacaembu informa, ainda, que o evento atenderá todas as normas vigentes na cidade e oferecerá as condições de conforto e segurança necessárias para um experiência de alta qualidade. O evento possui autorização, emitida pela Prefeitura, à realização do evento, conforme publicação no Diário Oficial de hoje”, afirmou a empresa.

A Allegra ainda afirmou que “dará todas as respostas necessárias à corporação, demonstrando que cumpre a legislação para um evento temporário”. Durante agenda na manhã desta sexta, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a Coordenadoria de Controle e Uso de Imóveis (Contru) iria realizar uma inspeção no local junto ao Corpo de Bombeiros, e que só irá autorizar a apresentação se o local estiver seguro.

— Falei hoje de manhã com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, pela manhã estava marcado pelo Contru de ter uma nova vistoria. Se não tiver condições de segurança, a prefeitura não vai autorizar, em hipótese alguma eu vou permitir que aconteça. São 3 mil pessoas e ocorrerá se tiver segurança. Eu sei que é um show importante, o Roberto Carlos é uma pessoa que todos nós adoramos, mas eu dei uma determinação muito clara, para ter muito rigor: se tiver segurança, vai acontecer. Se não tiver segurança, não vai acontecer — falou.

Nesta sexta, o evento foi autorizado pelo Departamento do Patrimônio Histórico, mas faz referência às regras de realização do show em um local tombado, como é o caso do Pacaembu, e não se relaciona com a autorização dos bombeiros. O gabinete autorizou o show desde que as estruturas não causem danos ao local, e que as obras de arte e monumentos sejam protegidos por gradis.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.