BofA aposta no real e enxerga moeda brasileira forte contra o iene

Dinheiro
BofA Securities avalia que a autoridade monetária brasileira vem demonstrando percepção mais agressiva; na imagem, notas de real

O BofA (Bank of America) anunciou abertura de uma nova negociação com posição comprada em real contra o iene, conforme apontado em relatório divulgado a clientes e ao mercado nesta semana.

“Do ponto de vista da avaliação, o real está barato e deve ser beneficiado de elevados diferenciais de taxas reais e de surpresas positivas no crescimento econômico. O posicionamento também está agora mais equilibrado depois que os fundos locais reduziram pela metade suas posições compradas líquidas em futuros”, disse o texto.

O BofA Securities avalia que a autoridade monetária brasileira vem demonstrando percepção mais agressiva, diante de um cenário global mais desafiador, com indícios de que as taxas de juros norte-americanas podem demorar mais para cair.

“Os diferenciais da taxa de juro real entre o Brasil e o Japão não estão longe dos máximos de várias décadas. Prevemos taxas de juros em 9,5% e inflação em 3,7% no Brasil até o final de 2024. Para o Japão, nossas previsões são taxas de juros em 0,25% e inflação em 3,0%. Isto colocaria a taxa real diferencial de 8,5%”, afirmou o banco.

O posicionamento sugerido pelo banco tem como benefícios cruzados as taxas de juros mais altas dos EUA e preços do petróleo bruto, segundo o BofA.

Entre os riscos monitorados pelos analistas, estão a abordagem com maior visão estatal do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma possível intervenção japonesa nos mercados de câmbio.

No Brasil, novos declínios na popularidade de Lula podem levá-lo a intervir em empresas estatais para aumentar os gastos, os empréstimos e os subsídios, piorando os saldos orçamentais. No Japão, o principal risco é de que o BC sinalize um aumento adicional das taxas até junho e o ministério das finanças realize uma intervenção direta nos mercados cambiais para limitar a depreciação do JPY”, disse.

Com informações da Investing Brasil.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.