Beneficiários do Governo Cidadão concluem curso de manutenção de máquinas de costura

Certificado na mão e cabeça cheia de novos conhecimentos. Assim estão os quatro beneficiários do projeto Governo Cidadão que acabaram de se formar no curso de manutenção de mecânica de máquinas de costura industriais, oferecido pelo Senai em parceria com o Governo do Estado. O grupo é natural das comunidades Gravatá e Lagoa do Cipoal, em Passa e Fica, beneficiado com minifábricas de confecções por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

“Antes do curso eu só manuseava a máquina por fora, não conhecia nada das engrenagens. Para mim foi muito proveitoso e interessante descobrir como uma máquina funciona e aprender a consertá-la. Já comecei a mexer em algumas coisas básicas de regulagem nas nossas”, conta Josilma Frazão, presidente da Associação de Produtores Rurais de Gravatá, beneficiada com 11 máquinas de costura.

O curso oferecido pelo Senai é fruto de um convênio com o Governo do Estado, via Governo Cidadão, para capacitar os beneficiários dos editais do projeto. Alinhavado pelo secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, junto à diretora da unidade do Senai em Santa Cruz, Luciene Pontes, o curso teve carga horária de 160 horas, entre aulas teóricas e práticas.

“Este convênio vai mudar a realidade dos nossos beneficiários, porque eles terão a chance de se qualificar para prestar serviços à própria comunidade. É uma maneira de fortalecê-los enquanto grupo e ajudá-los a se inserir no mercado de trabalho. Novas turmas serão abertas em breve”, destaca Fernando Mineiro.

Luciene Pontes conta que o curso foi realizado em Serra de São Bento. O Senai deslocou toda a estrutura, maquinário e profissionais até o município durante 20 dias para ministrar as aulas. “Agora eles estão aptos a trabalhar em toda a manutenção de máquinas de costura”, frisa Luciene. Concluíram o curso José Hélio Soares, Mailson Gomes, Janielson Santos e Josilma Frazão.

Outras capacitações irão acontecer por meio deste convênio, tanto na área de confecções quanto de alimentos – os cursos de cortes especiais de carnes e o de produção de queijo artesanal, por exemplo, integram o rol. Serão 15 associações beneficiadas no total. Os cursos eliminam entraves legados pela gestão anterior do Governo Cidadão: a falta de capacitação para usar os equipamentos e insumos adquiridos com recursos do projeto.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.