Bahia tem maior abertura de empresas do Nordeste no início de 2023, revela Serasa Experian

Dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelaram que, em janeiro deste ano, o setor de Serviços alcançou um recorde com 257.769 negócios criados. Essa é a maior quantidade desde 2010, início da série histórica do índice. Considerando todos os segmentos, no primeiro mês do ano foram abertos 355.788 empreendimentos e, os de Serviços representaram 72,5% do total. No recorte por regiões, a Bahia foi o estado da Nordeste com o maior número de novas companhias, marcando 15.934 aberturas. Veja no gráfico a seguir os dados regionais e nacionais por setores:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, existem fatores que podem explicar a popularidade que o setor de Serviços tem entre os empreendedores. “O segmento atrai mais os novos donos de negócios, pois em diversas áreas da prestação de serviços não é preciso ter um alto investimento inicial, contratar pessoas ou locar imóveis, por exemplo. Dessa forma, é possível progredir de maneira mais barata e facilitada”. Além disso, Rabi também pontua que, “o mês de janeiro tende a ser um período de início, em que as pessoas colocam os planos em prática para encarar o ano que vem pela frente”.

 Ainda segundo a análise nacional do índice, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram a natureza jurídica que representou a maior parte das empresas abertas (81,7%). Em sequência estavam as Sociedades Limitadas, que significaram 15,3% dos novos negócios, seguidas pelas Empresas Individuais e “Demais”, ambas categorias marcaram 1,5%.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.