Aurora boreal rara iluminou os céus do Reino Unido por dois dias seguidos; veja imagens

Aurora flagrada em Sperrins, na Irlanda do Norte
Aurora flagrada em Sperrins, na Irlanda do Norte — Foto: Reprodução/X

O show de luzes da aurora boreal iluminou os céus de todo o Reino Unido durante as noites de domingo e segunda-feira. Os observadores que estavam na Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e também na Inglaterra puderam vislumbrar o fenômeno, que não é típico nos países. No X — antigo Twitter —, internautas compartilharam os registros.

As Luzes do Norte — como são chamadas as auroras na região — são criadas por explosões massivas no Sol, causada por partículas carregadas expelidas em alta velocidade, e estão concentradas em torno dos polos magnéticos da Terra. São comumente vistos em lugares mais próximos do Círculo Polar Ártico, como a Escandinávia, Alasca, Islândia e a Noruega. Por isso, vê-las no Reino Unido é uma chance rara.

Em média, a aurora pode ser vista no extremo norte da Escócia a cada poucos meses, dependendo das condições climáticas. A exibição colorida depende de quais moléculas as partículas carregadas vão interagir. As cores vermelha e verde tendem a ser marcas registradas do oxigênio, rosa e vermelho são sinais de nitrogênio, e azul e roxo, por sua vez, são resultados de hidrogênio e hélio.

Segundo o serviço meteorológico Met Office, o fenômeno é melhor observado na Escócia, norte da Inglaterra, norte do País de Gales e Irlanda do Norte.

O fenômeno impactou os expectadores, que compartilharam, também no X, suas reações. “Chorando lágrimas de alegria aqui. Que noite!!!! Capturei algumas estrelas cadentes também. Amando a vida”, compartilhou uma. “A mãe natureza nunca para de me surpreender”, relatou outro.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.