As homenagens a ex-governadora Wilma de Faria

“Neste momento de pesar externo minha eterna admiração, gratidão e respeito pela deputada constituinte, prefeita, governadora, vice-prefeita e vereadora, Wilma de Faria, por tudo que ela representou e fez pelo Rio Grande do Norte. Uma mulher amiga cuja trajetória foi marcada pela coragem, ousadia, pioneirismo na política e um extremo zelo pelo desenvolvimento social. Seu legado e caráter aguerridos serão sempre lembrados pelo povo potiguar. Natal está órfã daquela que praticamente fez tudo que existe hoje. Aos familiares e amigos, rogo a Deus que os confortem por essa perda irreparável. Sou eternamente grato, pois foi ela a primeira pessoa que, com muito carinho, confiou em mim para trabalhar pelo nosso Estado. Descanse em paz, amiga”.
Fábio Dantas – Vice-Governador do RN

“Recebo a notícia com profundo pesar. Wilma foi uma mulher pioneira em nosso Estado quando assumiu cargos como deputada federal, prefeita de Natal, governadora do Rio Grande do Norte. Sua trajetória representa um marco na luta pela participação feminina na política e isso é questão de orgulho para todas nós mulheres que sabemos da nossa importância. Ela também foi esposa, mãe e avó. Neste momento difícil expresso meus sentimentos e orações aos familiares e a todos os norte-riograndenses. A vereadora e Guerreira Wilma de Faria deixa um grande legado para a política do Rio Grande do Norte”.
Zenaide Maia – deputada federal

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) lamenta com profundo pesar e se solidariza com a família e todos os Norte-rio-grandenses pelo falecimento da ex-governadora Wilma Maria de Faria. Pioneira na política do Rio Grande do Norte, tendo sido a primeira mulher eleita deputada federal, primeira prefeita de Natal e primeira governadora do estado, uma das lideranças mais carismáticas da história potiguar, gestora competente e mulher de coragem, deixa uma trajetória marcada pelo pioneirismo e ousadia e uma enorme lacuna na politica potiguar. Em 1988 se elegeu a primeira prefeita de Natal, cidade que administrou por três mandatos (1988 1996 e 2000). Já no ano de 2002 marcou mais um capítulo da história política do estado, ao ser eleita a primeira mulher a governar o Rio Grande do Norte, liderando uma frente de pequenos partidos. Foi reeleita em 2006. Wilma de Faria também foi vice-prefeita da cidade do Natal entre 2012 e 2016, e presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB/RN) por 20 anos. Atualmente era vereadora de Natal pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) para a legislatura 2017-2020.  A “Guerreira do Povo” faz parte da História do Rio Grande do Norte pelo seu trabalho e dedicação aos mais humildes, principalmente na área social. Com a sua partida entra para a história como uma das maiores líderes política do nosso Estado. Descanse em Paz ao lado do Pai Eterno.
Leandro Carlos Prudencio – Presidente Estadual do PHS RN

O Rio Grande do Norte perdeu, na noite de quinta-feira, aquela que foi deputada constituinte, prefeita, vereadora e governadora do nosso Estado. Mas perdeu, principalmente, a mulher guerreira sempre presente e comprometida com nosso povo. Tive a honra de trabalhar com Wilma e poder presenciar seu espírito público, sua dedicação ao nosso Estado e a nossa gente. A Maurício e todos os familiares o meu abraço solidário.   
João Maia – Presidente Estadual do Partido da República – PR

Transmito meu pesar e minha solidariedade aos familiares e amigos da vereadora, ex-governadora e ex-prefeita de Natal, Wilma Maria de Faria. Wilma parte deixando legado de coragem e trabalho, além de inúmeras ações em sua vida pública, especialmente no campo social. Que Deus a receba e conforte todos aqueles que com ela conviveram e sofrem neste momento.
Alvaro Dias – vice-prefeito de Natal

O pioneirismo foi uma das marcas de Wilma de Faria. Primeira prefeita eleita de Natal e primeira governadora do Rio Grande do Norte, ela também foi a primeira deputada federal a representar o estado na Câmara dos Deputados. Eu e Wilma nem sempre dividimos o mesmo palanque. Porém, apesar das eventuais divergências políticas em determinados momentos, tive a satisfação de desfrutar de sua amizade nos últimos anos. Ela era uma mulher forte, obstinada e carismática. A notícia de sua morte entristece o Rio Grande do Norte. Peço a Deus conforto para sua família nesse momento de dor.
Garibaldi Filho – Senador

Com natural consternação a Universidade Federal do Rio Grande do Norte registra o falecimento de Vilma de Faria. Exercendo o mandato de Vereadora, após uma trajetória política que a levou às mais variadas funções, dela se pode dizer que foi uma mulher singular. Singular, pelo destemor de enfrentar desafios que a levariam ao proscênio da cena política. Singular, pela obstinação de valorizar a condição feminina, arrostando preconceitos e incompreensões. Singular pela coragem de enfrentar as vicissitudes – políticas ou pessoais – com a mesma disposição de luta que levava os correligionários a considerá-la uma guerreira. Prefeita, Governadora, Deputada Federal, jamais hesitou em colocar o interesse público acima do interesse pessoal, como jamais escondeu o orgulho de haver iniciado a sua vida profissional como professora do Departamento de Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no ano de 1979. Descanse em paz, Professora Vilma. Seus familiares, amigos e colegas da UFRN se solidarizam nesse instante de dor.
Angela Maria Paiva Cruz – Reitora da UFRN e José Daniel Diniz Melo – Vice-Reitor

É com tristeza e consternação que recebo a notícia do falecimento da amiga vereadora, colega professora e ex-governadora Wilma Maria de Faria. Primeira mulher a governar o estado do Rio Grande do Norte, a figura de Wilma representou o pioneirismo feminino na política do Estado e se notabilizou pela garra, força, coragem e dinamismo. Tive a oportunidade de ser secretária de Educação do município de Natal durante o seu mandato como prefeita da nossa capital no final da década de 1990 e, atualmente, nos encontramos novamente sentando lado a lado na Câmara Municipal do Natal enquanto vereadoras. Seu falecimento entristece e deixa de luto os quadros políticos e a educação norte-rio-grandense. Portanto, neste momento doloroso, manisfesto minhas condolências aos familiares, amigos e admiradores desta mulher de notável garra e espírito público.
Eleika Bezerra Guerreiro – vereadora de Natal

“A Prefeitura de Caicó vem a público manifestar enorme pesar pela morte de Wilma, que atualmente exercia o mandato de vereadora em Natal. Ela participou como protagonista ativa da política potiguar. Em Caicó, onde passou parte de sua juventude, a ex-governadora mostrou seu amor pela nossa cidade deixando um grande legado, como o Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, Restaurante Popular e Casa de Cultura”.
Robson Araújo – prefeitura de Caicó

Todos que fazemos a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) recebemos com profundo pesar a morte da ex-governadora Wilma de Faria, que atualmente exercia o mandato de vereadora em Natal. Sua história de vida dedicada ao Estado ficará marcada para sempre no coração do povo potiguar. Seu exemplo de mãe e mulher batalhadora, “guerreira”, estará guardado na memória de todos nós. Que Deus conforte a família, aos amigos e ao povo do RN.
Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN)

É com pesar que lamento o falecimento da ex-governadora Wilma de Faria, uma das maiores lideranças políticas do nosso Rio Grande do Norte. Que Deus conforte seus familiares e amigos nesta hora de dor. 
Rogério Marinho – Deputado Federal

“Estou triste. O Rio Grande do Norte órfão. Wilma foi uma amiga que tive a alegria de caminhar e fazer política ao seu lado. Como deputado estávamos sempre juntos, fui seu auxiliar na prefeitura de Natal. Apresento meu abraço a seus filhos, netos, familiares. Estamos de luto com a partida da nossa Guerreira”.
Vivaldo Costa – Deputado Estadual

É com imensa tristeza que expresso o meu pesar pelo falecimento da professora Wilma Maria de Faria, uma mulher que na vida pública transcendeu os limites da política e tornou-se a “Guerreira” do coração e na mente de milhares norte-rio-grandenses. Wilma era assim: externava a dureza do aço no campo de batalha política, mas jamais perdia o olhar de ternura diante das adversidades sociais enfrentadas pelas camadas mais humildes da população.
Deputado Estadual Tomba Farias

“Natal e o Rio Grande do Norte vão sentir falta de uma mulher de temperamento forte e atitudes destemidas. Assim foi Wilma a Secretária, a deputada constituinte, a prefeita, a governadora, a vice-prefeita e a vereadora.Tive com ela momentos de convergência e divergência, mas a política com as suas circunstâncias não foi capaz de destruir os laços de amizade que cultivamos até o fim. Ela vai deixar muitas saudades. Que Deus a guarde”.
Senador José Agripino  – Presidente Nacional do Democratas  

A partida da professora Wilma de Faria deixa uma lacuna sem precedentes na política e na área social do Rio Grande do Norte. O povo potiguar é testemunha do seu legado de pioneirismo como deputada federal constituinte, prefeita de Natal, governdora do Estado, vice-prefeita e vereadora de Natal. Um exemplo de mulher empoderada a ser seguido.  Solidarizo-me com os filhos, netos, companheiro e amigos neste momento de pesar.
Cristiane Dantas – Deputada estadual

O presidente da Câmara de Vereadores de Parelhas, vem através desta Moção, prestar solidariedade aos familiares da ex-governadora Wilma de Faria, ela que foi a primeira mulher do Rio Grande do Norte, a ser deputada federal, três vezes eleita Prefeita de Natal e duas vezes governadora do RN, tornando-se referência da força feminina. Independente de bandeiras políticas, a ex-governadora e que atualmente era vereadora de Natal, deixou a sua marca na política de Parelhas, tendo contribuído com diversas ações realizadas e implantadas, como por exemplo, o Restaurante Popular, uma de suas marcas em nosso município. Com uma trajetória que marca a história do RN, Wilma de Faria deixa familiares, amigos, a classe política do estado, e os potiguares enlutados, pela sua partida.
Humberto Gondim – Presidente da Câmara Municipal de Parelhas

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.