Após visita, Conselho de Saúde aprova transferência do CAPS III para o prédio do Reviver na Zona Norte de Caicó, mas apresenta sugestões de melhorias no local

A Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde de Caicó visitou na última terça-feira (24) a Casa de Apoio aos Portadores de Câncer, pertencente ao Grupo Reviver, espaço onde irá funcionar o CAPs IIII.

Havia um consenso de que o CAPs III não deveria mais funcionar no prédio atual, em decorrência das condições físicas e dos espaços inadequados do ambiente. Inclusive, existia orientações de interditar o espaço, tão grave era a situação.

Em decorrência destes fatos a secretaria municipal de saúde tomou as providências e, finalmente, encontrou uma espaço para funcionamento do serviço. Em visita a casa de apoio a mesa diretora identificou que o prédio é muito amplo internamente e tem boas condições físicas. Tem vários compartimentos e banheiros.

Possui uma grande área no entorno do prédio toda murada e com excelente condições de circulação, terapias e de realização de plantio de hortas. O espaço tem um ambiente com plenas condições de desenvolver todas as ações de cuidado e saúde mental aos usuários. Também tem ambiente para os profissionais exercerem plenamente suas capacidades técnicas.

  • Apesar de concordar plenamente com o novo espaço físico apresentado pela Gestão Municipal, o Conselho de Saúde apresentou algumas sugestoes de ajustes no espaço:
  • Limpeza de vegetação em frente ao prédio e melhoria da estrada de terra que dá acesso a rua asfaltada e calçada;
  • Limpeza geral no entorno interno do prédio retirando vegetação e resto de matérias de construção;
  • Eliminação da cerca elétrica tendo em vista que os fios são possíveis de serem alcançados por uma pessoa;
  • Eliminação de vários fios de energia expostos e de fácil contato por pessoas;
  • Retirada de vários salitres expostos e visíveis em diversos pontos das paredes do prédio evitando o desenvolvimento de patógenos.
  • Vistoria no telhado do prédio tendo em vista a identificação de várias infiltrações na laje do prédio e paredes, porém, não comprometem o funcionamento do espaço;
  • Retirada das portas de vidro ou proteção com coberturas de materiais adesivo que proteja o risco de acidentes;
  • Transporte para deslocamento dos/as usuários/as dia que residem em bairros distantes e 01 transporte disponível na unidade para as diversas demandas funcionais do serviço;
  • Estudar criação de espaços para atividades terapêuticas complementares como horta comunitária, tenda do conto, grupos temáticos aproveitando da melhor forma possível o terreno e entorno do prédio.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.