Após José Mujica revelar tumor no esôfago, ex-presidente do Uruguai fala sobre tratamento: ‘Confio nos médicos uruguaios’

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, durante evento da campanha de Lula em São Paulo
Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, durante evento da campanha de Lula em São Paulo — Foto: Edilson Dantas

Nesta quarta-feira, o ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica (2010-2015), que há poucos dias anunciou estar com um câncer no esôfago, falou que o tumor “está localizado” e contou sobre os próximos passos de seu tratamento para a doença. Segundo ele, o procedimento que será submetido é a radioterapia.

“Fizeram exames de todos os lados, o problema está localizado e é um tipo de variante celular muito suscetível à radiação. É quase certo que o tratamento que vão me impor é radioterapia”, explicou Mujica, de 88 anos, em conversa com a imprensa. E acrescentou que seguirá com sua “vida normal, tudo o que puder”.

Mujica participou do tradicional churrasco de 1º de maio no Quincho de Varela ao lado de sua esposa, Lucía Topolansky, e outras personalidades. No evento, ele disse se sentir grato por ser uruguaio.

— Como é bom ser uruguaio. Sabe por quê? Tenho recebido ligações de pessoas com as quais politicamente estive em confronto, tivemos desentendimentos, e é notável. O presidente (Luis Lacalle Pou), o doutor (Julio María) Sanguinetti, Luis Alberto Lacalle Herrera, Pedro Bordaberry… Uma série de pessoas —, agradeceu.

O ex-presidente também relatou que recebeu cumprimentos de todos e ofertas para receber tratamento médico no exterior.

— Hoje veio o presidente de uma mutualista importante que tinham me avisado dos Estados Unidos. Eu não vou nem cruzar a esquina. Confio nos médicos uruguaios e, na minha idade, sou muito grato, vamos ver o que podemos resolver aqui no bairro mesmo —, afirmou.

Questionado se tem medo, Mujica afirmou que “tudo que nasce, nasce para morrer. “Você tem que aceitar isso. Tive sorte… levei um tiro, perdi o baço, tenho uma doença imunológica… Estou vivendo de graça! Do que vou reclamar? Quando for a minha vez, será a minha vez.”

Na segunda-feira, em entrevista coletiva, Mujica relatou que recebeu o diagnóstico depois de ir ao Centro de Assistência Casmu na sexta-feira passada para fazer um check-up médico.

— Na minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Dessa vez me parece que ele vem com a foice em punho e veremos o que acontece — destacou Mujica cercado por líderes políticos, ativistas e pessoas próximas.

Como o ex-presidente uruguaio enfrenta uma doença imunológica que já dura mais de 20 anos e afeta seus rins, há dificuldades para a realização de quimioterapia ou cirurgia.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.