Ao menos duas pessoas morrem nos EUA após passagem de mais de 100 tornados

Mais de 20 tornados atingiram três estados americanos nesta sexta-feira
Mais de 20 tornados atingiram três estados americanos nesta sexta-feira — Foto: Reprodução

Ao menos duas pessoas morreram no sábado à noite em um dos numerosos tornados que se formaram em parte das Grandes Planícies da região central dos Estados Unidos, informaram as autoridades locais neste domingo.

Depois dos 78 tornados registrados na sexta-feira, principalmente nos estados de Iowa e Nebraska, no sábado foram contabilizados outros 35 do Norte do Texas até o Missouri, segundo o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos (NWS, na sigla em inglês).

Na localidade de Holdenville, em Oklahoma, pelo menos duas pessoas morreram, entre elas um bebê de quatro meses, de acordo com a imprensa local. O governador declarou estado de emergência por 30 dias.

Também foram registradas fortes chuvas em várias localidades e, neste domingo, os alertas meteorológicos seguiam em vigor, incluindo o risco de inundações repentinas, granizo e tornados.

Mais de 50mil residências ficaram sem eletricidade no Texas neste domingo pela manhã, e mais de 30 mil em Oklahoma, segundo o site PowerOutage.

Os tornados, fenômenos meteorológicos tão impressionantes quanto difíceis de prever, são relativamente comuns nos Estados Unidos, particularmente no centro e no sul do país. Contudo, segundo os meteorologistas, é muito rara a formação de uma sucessão de grandes tornados.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os tornados em ação. Veja abaixo:

— Parece que muitas casas estão destruídas e muitas casas também apresentam danos significativos.Temos cortes de energia, temos linhas de energia caídas, temos vazamentos de gás, temos estruturas instáveis, temos árvores caídas — disse Kathy Bossman, chefe dos bombeiros de Omaha, Nebraska, segundo a emissora CBS.

Outra cidade de Nebraska que sofreu com a passagem de um tornado foi Elkhorn. Veja abaixo um vídeo do local:

— Nós assistimos ele pousar a cerca de 200 metros de distância e então nos abrigamos. Podíamos ouvi-lo passando. Quando subimos, nossa cerca havia desaparecido e olhamos para o noroeste e toda a vizinhança desapareceu — disse Pat Woods, morador da região, à agência Associated Press.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.