Alien ou arte? Descubra a provável origem do ‘misterioso monólito’ que surgiu em deserto próximo de Las Vegas

'Misterioso monólito' surge em deserto próximo de Las Vegas
'Misterioso monólito' surge em deserto próximo de Las Vegas — Foto: Reprodução/Las Vegas Metropolitan Police

O mistério dos monólitos tomou a internet outra vez, com a mais recente aparição do objeto em um deserto próximo de Las Vegas, Estados Unidos. As pessoas já suspeitaram de alienígenas ou de uma grande ação publicitária mas, muito provavelmente, a resposta para esse mistério tem origens há quatro anos, quando os primeiro monólitos apareceram em lugares misteriosos.

Em 2020, no espaço de duas semanas, um monólito surgiu no deserto de Utah, depois um fora da cidade romena de Piatra Neamt. O terceiro foi no topo da Pine Mountain. em Atascadero, Califórnia, que apareceu em 2 de dezembro, foi retirado em 3 de dezembro e reapareceu em 4 de dezembro. O quarto monólito localizado foi em Albuquerque, Novo México, que apareceu em 7 de dezembro e foi retirado no mesmo dia.

Na época, o Departamento de Segurança Pública de Utah anunciou a “descoberta incomum” no Facebook, com um emoji alienígena sarcástico anexado, e a história decolou inexoravelmente a partir daí.

“Minha aposta é que alguns adolescentes alienígenas, travessos e terríveis, saíram de casa com o disco voador dos pais e começaram a plantar monólitos de metal ao redor do mundo. Primeiro em Utah e depois em Piatra Neamt. Estou honrado que tenham escolhido nossa cidade”, disse o prefeito.

Mas, afinal, quem é o responsável pelo aparição dos monólitos em lugares peculiares?

Tudo indica que o novo monólito em Las Vegas seja do grupo artístico “The Most Famous Artist”, que assumiu a autoria das obras em 2020. O coletivo baseado em Santa Fe, no estado americano do Novo México, postou imagens da obra com as especificações técnicas (uma edição de três peças, e mais uma prova de artista) e o valor: o monólito poderia surgir no seu quintal por U$ 45 mil, com certificado de autenticidade.

Outro forte candidato, inicialmente, era o escultor minimalista John McCracken, que morreu em 2011. As obras características de McCracken eram suas “pranchas”: lajes de metal autônomas que ele costumava apoiar contra uma parede. McCracken costumava dizer que acreditava que suas pranchas influenciaram o designer dos monólitos em 2001: Uma Odisseia no Espaço.

O Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas afirma que a estrutura brilhante e reflexiva – semelhante à encontrada em Utah (EUA) anos atrás – foi avistada por sua unidade de busca e resgate perto de Gass Peak no último fim de semana.

“Vemos muitas coisas estranhas quando as pessoas fazem caminhadas, como não estar preparado para o clima, não trazer água suficiente… mas veja só!”, escreveu a polícia no X (antigo Twitter) legendando uma imagem do monólito.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.