Alerta vermelho, laranja ou amarelo? Saiba o que são os alertas de chuvas intensas do Inmet

Cidade do Rio amanheceu vazia por conta de risco de temporais
Cidade do Rio amanheceu vazia por conta de risco de temporais — Foto: Fabiano Rocha / Agência O GLOBO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo” para grande parte de quatro estados da região Sudeste, nesta sexta-feira (22), por conta do risco de fortes chuvas e rajadas de vento: são áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

As áreas sob alerta são: MG: Belo Horizonte, Zona da Mata, Sul/Sudoeste e Oeste de Minas, Campo das Vertentes e Vale do Rio Doce; SP: Vale do Paraíba, Baixadas e toda a Região Metropolitana; ES: Regiões Sul e Central; RJ: Sul Fluminense, Noroeste Fluminense, Baixada, Centro Fluminense e Região Metropolitana. Mas o que representam esses avisos?

Significa que a situação meteorológica é potencialmente perigosa. O Inmet alerta para o cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico e orienta que as pessoas mantenham-se informadas sobre as condições meteorológicas previstas e não corram risco desnecessário.

Situação meteorológica perigosa. Neste caso, o Inmet orienta que mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Também, que inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. “Siga os conselhos das autoridades”.

Nesta sexta-feira, estão sob este alerta regiões de: AM, DF, MA, MG, RO, SP, ES, PA, GO e TO.

A previsão, segundo o Inmet, é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

É o caso, nesta sexta-feira, das regiões alertadas nos quatro estados do Sudeste. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

Nesta sexta-feira, estão sob o alerta vermelho regiões de: MG, RJ, SP e ES. Valem até as 10h da manhã do próximo domingo (24).

Segundo o Inmet, a previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Sob o alerta vermelho, as instruções em caso de temporais são:

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.