‘Alerta máximo’: fortes chuvas atingem sul do Espírito Santo, alagam cidades, carregam carros e deixam desalojados

Chuvas alagaram cidades do Espírito Santo e deixaram desalojados
Chuvas alagaram cidades do Espírito Santo e deixaram desalojados — Foto: Reprodução

A porção sul do Espírito Santo foi atingida por fortes chuvas ao longo da madrugada deste sábado, provocando alagamentos e obrigando morados a deixarem suas casas. Em Bom Jesus do Norte, por exemplo, dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam a ocorrência de acumulados de chuva de quase 300 mm nas últimas 24 horas. A Defesa Civil do estado opera, no momento, em “Alerta Máximo”.

O balanço mais recente aponta para 101 pessoas desalojadas até o momento. Não há registros de feridos ou mortos.

Uma das cidades mais atingidas foi Mimoso do Sul. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as ruas do município tomadas pela água da chuva, com carros submersos e arrastados pela correnteza. Veja abaixo:

Mimoso do Sul é a segunda cidade com o maior acumulado de chuvas, segundo o Cemadem: 228 mm, nas últimas 24 horas. O município é alvo de um alerta de nível “Alto” para o risco de deslizamentos e um “Moderado” de risco hidrológico. Já em Bom Jesus do Norte, a cidade com maiores acumulados, o risco de movimento de massa é “Muito Alto”, segundo o governo do estado.

Também em Mimoso do Sul, um caminhão do Corpo de Bombeiros foi filmado sendo arrastado pela força da água. Veja abaixo:

Outra cidade atingida pelos alagamentos foi Vargem Alta, onde os acumulados de chuva das últimas 24 horas são de 150,6 mm. O risco hidrológico e de movimento de massa no município foi classificado como “Alto”, pelo Cemaden.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.