Ajuda humanitária lançada do céu deixa ao menos cinco mortos em Gaza, diz rede americana

Moradores de Gaza correm em direção ao Mar Vermelho para buscar ajuda humanitária enviada por paraquedas
Moradores de Gaza correm em direção ao Mar Vermelho para buscar ajuda humanitária enviada por paraquedas — Foto: AFP

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras dez ficaram feridas nesta sexta-feira após serem atingidas por pacotes de ajuda humanitária que estavam sendo lançados pelo céu, segundo a CNN. As vítimas esperavam o carregamento no campo de refugiados al-Shati, na Cidade de Gaza, localizada no norte do enclave palestino. Não há informações sobre qual nação seria a responsável pelo envio.

As cinco mortes foram confirmadas, de acordo com a rede americana, pelo chefe do Departamento de Atendimento de Emergência do Complexo Médico al-Shifa, Muhammad al-Sheikh. Alguns dos feridos transferidos para a unidade de saúde estão em estado grave, informou o chefe do departamento.

Segundo a rede de notícias al-Jazeera, algumas remessas teriam apresentado problemas nos paraquedas, fazendo com que as caixas caíssem sobre as pessoas que aguardavam para recolher a ajuda humanitária. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver os pacotes caindo velozmente no solo.

Nos últimos dias, vários países lançaram pacotes com ajuda humanitária aérea devido às dificuldades de acesso ao território palestino, sitiado por Israel desde 9 de outubro, dois dias após o início do conflito. Entre os países que lançaram os embarques está a Jordânia, com apoio da França, Holanda, Reino Unido e Egito, que contou com a cooperação dos Emirados Árabes Unidos.

(Em atualização)

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.