‘Água-viva espacial’: vídeo mostra o momento em que foguete cria efeito visual sobre festival na Califórnia; entenda

Efeito ‘Água-viva espacial’ na Califórnia
Efeito ‘Água-viva espacial’ na Califórnia — Foto: Reprodução

Um lançamento de foguete da base de lançamento de Vandenberg, na Califórnia, criou um fenômeno visual conhecido como “space jellyfish” (“água-viva espacial”, em tradução literal), e surpreendeu os espectadores que estavam no Horizon Music Festival, em San Diego. O lançamento da SpaceX aconteceu no último domingo, no momento do pôr do sol.

O espetáculo visual viralizou nas redes com a reação dos espectadores no festival de música eletrônica, que durou dois dias.

De acordo com Christopher Combs, professor de aerodinâmica e engenharia mecânica na Universidade do Texas, a “água-viva espacial” é produzida pela combinação da “física de fluxo compressível com o tempo perfeito”, quando o gás liberado pelo escapamento do foguete é iluminado pelos primeiros raios solares do dia.

Para o fenômeno acontecer, o foguete precisa ser lançado entre 30 e 60 minutos antes do pôr do sol ou do nascer do sol. Nesses momentos, a luz de alta altitude do sol alcança o rastro de vapor do foguete, transformando sua pluma de exaustão em um caleidoscópio de cores semelhante a uma água-viva contra o céu escuro.

No voo desta domingo, a SpaceX colocou em órbita mais 22 satélites para compor sua constelação de internet Starlink, que já conta com mais de 5 mil satélites em operação.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.