Agricultores familiares de Jucurutu recebem títulos de terra nesta sexta- feira (11)

Agricultores e agricultoras familiares de Jucurutu, município localizado na região Seridó do nosso estado, serão contemplados com 29 títulos de propriedade de terra. A entrega dos documentos será realizada pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), nesta sexta- feira (11), no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jucurutu, às 11h.

 “Os títulos serão entregues já registrados em cartório. A ação garante que o agricultor não tenha custo ao registrar o documento da terra”, disse o titular da Sedraf, Alexandre Lima. Desde o início da atual gestão, os títulos emitidos pelo Estado passaram a ser entregues já registrados em cartório, cumprindo a Lei Federal 6.015, que dispõe sobre os registros públicos.

A emissão e entrega dos títulos de terra concede segurança jurídica e, além disso, a oportunidade do trabalhador rural acessar políticas públicas importantes para o desenvolvimento no campo, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), criado com o intuito de financiar atividades de investimento e custeio para produção em sua terra, fortalecendo a agricultura familiar.

Esta ação de regularização fundiária rural é fruto de convênio firmado entre o Governo do Estado e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e contempla Jucurutu e mais outros 20 municípios do RN. Sã eles: Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Itaú, Taboleiro Grande, Riacho da Cruz, Serra Negra do Norte, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Jucurutu, Afonso Bezerra, São Rafael, Ipanguaçu, Pendências, Alto do Rodrigues, itajá, Assu, Carnaubais e Macau.
 
Cessão de veículo e visita ao complexo da Barragem de Oiticica

Ainda cumprindo agenda na Região do Seridó, o titular da Sedraf, Alexandre Lima, irá visitar o complexo da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, e também irá ao município de Caicó realizar a cessão, por parte da secretaria, de um veículo para a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese). O veículo de pequeno porte será cedido para contribuir com as ações para o fortalecimento da agricultura familiar no Seridó.