Agente de Saúde denuncia falta de remédios básicos em alguns postos em Caicó

Losartana potássica de 50 miligramas e hidroclorotiazida são apenas dois dos medicamentos que, de acordo com a agente comunitária de saúde Jurema Sandra, está há pelo menos quatro meses faltando nas unidades básicas da Zona Leste de Caicó, onde a mesma realiza seus trabalhos.

Ela confirmou ao Blog do Marcos Dantas que a secretária Sandra Brilhante tem conhecimento do desabastecimento de medicamentos nas unidades, mas apesar de já ter feito várias promessas, até agora não resolveu o problema.

Se você chegar na unidade do Castelo Branco não vai encontrar remédio para se fazer um curativo, falta Losartana, falta hidroclorotiazida, falta soro. Estou como agente de saúde há 18 anos, e nós não inventamos de fazer saúde, e preocupado com isso peço não apenas a secretária, mas também ao prefeito, que veja com bons olhos a dificuldade que as pessoas estão tendo de sair de seus bairros para procurar remédios em outros, ou até ter que comprar, sem condições financeiras”.

Recentemente a Secretaria de Saúde de Caicó anunciou a intenção de concentrar a distribuição de medicamentos em apenas cinco farmácias básicas, divididas em distritos para atender os bairros e distritos. Para Jurema, a falta de medicamentos que já se arrasta há alguns meses não deve ser justificada por essa novidade anunciada pela prefeitura.

Eu estive na secretaria nesta quarta-feira e me informaram que não se sabe se ainda vai medicamento para os postos, por causa desse estudo das farmácias volantes. Você mora na Zona Leste e vai no médico, ele passa Losartana se você for hipertenso, ai você vai ter o dinheiro pra ir na secretaria pegá-lo? Onde ficarão essas novas farmácias? Se já temos farmácias aqui no Castelo porque não enviar os medicamentos para cá? Isso precisa ficar claro”, resumiu.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.